Para qualquer empresa que lida com mercadorias que devem ser guardadas em estoque, é fundamental que a gestão seja muito bem estruturada para apoiar os principais objetivos do empreendimento e garantir a satisfação de todos os clientes. Com um controle eficiente do estoque, é possível que a empresa consiga negociar melhores preços, ter um atendimento ágil e melhor qualidade em serviços prestados ou comercialização do produto.
Se em algum momento a empresa está passando por momentos difíceis, perdendo dinheiro ou alguns clientes, é a hora certa para o empreendedor se dedicar mais à administração e organizar o estoque. Uma má gestão pode ser o ponto fraco para a companhia, principalmente as que são de pequeno porte.
Algumas marcas possuem dificuldade de fazer isso de maneira profissional, o que pode gerar desperdício de dinheiro, tempo e espaço, já que muitas vezes as pessoas passam a trabalhar com um estoque grande e desorganizado. Confira cinco dicas para não pecar nesse setor e evitar prejuízos:
Controle
Possuir um controle rígido e ter o hábito de registrar todas as movimentações dos produtos de entrada e saída é fundamental para que a organização das mercadorias esteja sempre em dia. Alguns programas de computador, como o Excel, por exemplo, são específicos para essas atividades e facilitam o dia a dia da empresa. Porém, até mesmo com a ajuda de anotações em cadernos, é possível administrar o estoque.
Galpões metálicos
Os galpões metálicos são ótimas opções para empresas que precisam de espaços maiores para armazenagem de produtos. Sua estrutura é galvanizada a fogo e conta com uma montagem extremamente rápida. Você pode alugar esses galpões pela internet, por meio de contratos com empresas especializadas nesse serviço. Além de você obter um vão central livre para a organização dos seus produtos, essa é a maneira mais rápida e eficiente para armazenar diversos materiais.
Inventários
Inventários empresariais são documentos contabilísticos que facilitam a verificação do balanço real de todos os seus bens. Realizá-los periodicamente ajuda o empreendedor a fazer os ajustes necessários e evitar riscos de saldos. Além disso, você pode verificar se tudo está dentro dos padrões aceitáveis. Existe também outro tipo de inventário, o chamado rotativo, que permite que você faça a contagem de poucos itens armazenados, para depois confrontar o saldo. Esse controle deve ser esporádico, porém precisa ser feito com uma frequência maior que o inventário completo.
Quantidade de produtos
Recomenda-se que o responsável por esta área fique atento ao tempo que os produtos demoram para chegar do fornecedor e o prazo que normalmente levam para serem vendidos. Essas informações irão determinar qual é o estoque mínimo para cada item e deixará tudo mais organizado, sem correr o risco que falte algo para a entrega ao consumidor.