04/06/2021 às 12h22min - Atualizada em 04/06/2021 às 12h22min

A história do logo da Coca-Cola: como este logo de sucesso foi criado

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

O sabor refrescante da Coca-Cola, o refrigerante mais popular do mundo, é familiar a quase todas as pessoas modernas. As estatísticas mostram que mais de 1,9 bilhão de refrigerantes são consumidos diariamente no planeta. Curioso, não é? Mas mais curioso ainda é a história do logo da Coca-Cola, alguma vez você já se perguntou como ele foi criado e o que significa?

De volta às origens

A história do logotipo da Coca-Cola começou em Nova York em 1886 e apesar de já existir a mais de 130 anos, o estilo geral desse logo permanece o mesmo. A única alteração mais notável foi feita no tipo de fonte, pois com o tempo, ela se tornou mais clara e viva.

Curiosamente, o primeiro desenho do logo da Coca-Cola, assim como o nome dessa lendária bebida, foi desenvolvido por um simples contador e não por um designer, chamado Frank Robinson, proprietário da famosa fonte Spencer. A caligrafia ao estilo "feito à mão" proporcionava ao logotipo uma curvatura distinta e uma poderosa campanha publicitária liderada pelo empresário americano Asa Kendler o tornou ainda mais memorável. O logotipo da Coca-Cola então apareceu literalmente em todos os lugares: foi apresentado em folhetos e enormes outdoors instalados ao longo das estradas, decorou as páginas de jornais e revistas de moda e foi ostentado em souvenirs e uniformes de muitos atletas famosos. O sucesso foi tão grande que outros produtores de refrigerantes menos conhecidos começaram a copiar a Coca-Cola.

Infelizmente, nem o inventor desta bebida maravilhosa, nem o criador de seu logotipo puderam desfrutar dos benefícios desta fama. O inventor, o farmacêutico John Stitt Pemberton, morreu na pobreza absoluta em agosto de 1888, bem quando a sua invenção começou a ganhar popularidade. Ele foi enterrado em um cemitério para os pobres e apenas 70 anos depois uma lápide de pedra foi erguida para o fundador do refrigerante mais vendido do mundo. Quanto a Frank Robinson, seu destino permanece desconhecido, mas não há nenhuma evidência documental daquela época que prove que ele recebeu qualquer recompensa material por sua criação.

 

  Fonte - https://inkbotdesign.com

 

A evolução do logo da Coca-Cola 

                                 

Apesar de as letras cheias de curvas escritas na fonte Spenceriana por Robinson darem o reconhecimento universal à bebida, os dirigentes da empresa decidiram não parar por aí. Por terem uma mente aberta, eles mudavam frequentemente o envolto do logo, introduzindo ou removendo decoração adicional. A marca Coca-Cola teve suas primeiras mudanças em 1887. A inscrição “Trademark” apareceu dentro da ondulação da primeira letra C. No entanto, essas mudanças provavelmente não foram notadas, mesmo pelos fãs mais leais do refrigerante.

A próxima transformação do logotipo ocorreu alguns anos depois. Esse foi o único caso em que o logotipo da Coca-Cola mudou radicalmente seu formato usual. Infelizmente ou felizmente, a grafia sofisticada da marca não atraiu a atenção dos consumidores. Percebendo seu erro, os executivos da empresa rapidamente voltaram à maneira clássica de escrever o nome da marca.

Em meados do século 20, a inscrição foi novamente ligeiramente modificada. O logotipo da Coca-Cola daquela época praticamente não era diferente do atual. Contudo, a inscrição de marca registrada (trademark) passou a ser feita pela combinação de palavras “Reg. US Pat Off ”, imediatamente colocadas sob o nome da bebida. Após outros 17 anos, o fundo vermelho apareceu no logo pela primeira vez. Esta cor veio a se tornar uma das marcas registradas da empresa. Em 1969, a inscrição mundialmente famosa foi complementada por outro elemento: uma pequena onda branca. Ao mesmo tempo, a palavra CLASSIC apareceu na imagem. Se você olhar atentamente para a bebida daquela época, vai notar que no lugar onde a letra L cruza a onda, a fonte fica um pouco menor. Este princípio da escrita permanece relevante hoje.

Depois de algum tempo, mais 3 ondas se juntaram à primeira, uma amarela e duas brancas. Todas as três ondas foram colocadas logo abaixo da inscrição principal. Além disso, apareceram bolhas no logo. No entanto, em poucos anos não havia mais nenhum vestígio dessas inovações. Paralelamente, foi lançada a produção da bebida Coca-Cola Diet, decorada com o rótulo correspondente.

As últimas alterações do logo ocorreram em 2007. Para celebrar o 125º aniversário, os criadores da empresa decidiram retornar à versão clássica do emblema com uma onda branca e uma imagem plana simples. Desde então, a marca Coca-Cola não mudou mais. No entanto, mais 2 variantes do logo foram desenvolvidas um pouco mais tarde. Eles foram dedicados ao 100º aniversário da lendária garrafa de vidro e ao 125º aniversário da própria marca.

Fatos interessantes sobre a criação do logo

Existem muitos fatos curiosos relacionados à história da criação do logo  da Coca-Cola. Aqui estão alguns deles:

Ao ser analisado por vexilologistas profissionais (especialistas em bandeiras, insígnias e símbolos), descobriu-se que entre as letras O e L você pode ver a bandeira do Reino da Dinamarca. Esta coincidência só jogou a favor da marca: fez com que o país ajudasse a organizar todos os eventos que aconteceriam por lá; Outra curiosidade é que moradores de muitos países do oriente médio afirmam que uma inscrição blasfema "No Mohammed, No Mecca" (Não a Maomé, Não a Meca) está escondida na imagem do logo quando ela é espelhada. Mas o maior constrangimento com o emblema da bebida aconteceu na China em 1927. Caracteres chineses que, apesar de lidos como Coca-Cola, foram traduzidos como "égua de cera achatada". Devido a essa interpretação polissêmica, a grafia da marca na linguagem do Império Celestial foi rapidamente revisada; Em toda a história de sua existência, a Coca-Cola não perdeu uma única ação judicial relacionada à violação de sua marca. Assim, a empresa ganhou ações judiciais sobre o uso ilegal de fontes semelhantes, da cor vermelha corporativa e de outros elementos; O primeiro outdoor com a marca da empresa foi pintado na cidade de Cartsville (Geórgia) em 1904. Você não vai acreditar, mas em todos seus 115 anos de existência ele nunca saiu de seu lugar; O maior logo da marca está localizado em uma colina perto da cidade chilena de Arica. A imagem foi criada a partir de várias centenas de garrafas vazias de Coca-Cola! Seu comprimento chega a 124 metros e sua altura é de pouco mais de 40 metros. Conclusão

Como você pode ver, criar uma marca reconhecida não é apenas um processo complicado, mas também incrivelmente empolgante. Quer ter o mesmo sucesso que os criadores da Coca-Cola? Você tem o sonho de que a sua marca se torne tão brilhante e reconhecível quanto as famosas letras "C" da Coca-Cola? Cadastre-se no Logaster e crie o seu próprio logotipo! A utilização do site é simples: basta especificar o ramo de atuação da sua empresa e inserir o nome do produto que produz. O próprio sistema desenvolverá um grande número de logos, dos quais você poderá escolher o mais adequado. Lembre-se das palavras do grande filósofo indiano Osho: "Quem não bate, não entra. Quem não tenta, não consegue".

 

BIO - Ihor é um comerciante da Logaster.com.br, um criador de identidade de marca online que tem ajudado milhões de pequenas empresas com branding. Ihor se interessa por SEO, Design, SERM e está sempre pronto para uma nova festa com os amigos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.