10/04/2015 às 15h58min - Atualizada em 10/04/2015 às 15h58min

Primeira vez do seu bebê na praia? Confira cuidados especiais para aproveitar esse momento!

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

É comum os pais de primeira viagem se questionarem se podem ou não levar o bebê à praia, por ser um lugar diferente do que o pequeno está habituado. A resposta é sim, mas desde que os adultos tomem uma série de cuidados para que a criança se sinta confortável no novo ambiente, evitando queimaduras e alergias. Veja algumas dessas precauções:

Melhor horário

Assim como os adultos devem evitar a exposição solar que acontece das 10h às 16h (das 11h às 17h no horário de verão), os bebês também devem ser preservados, pois nesse período do dia os raios UVA e UVB estão mais intensos, podendo ocasionar problemas na pele. Quando estiverem na praia, as crianças de até 1 ano precisam ficar na sombra, sendo permitido no máximo meia hora de exposição direta à luz do sol.

Roupa ideal

Uma fralda e uma camiseta fina são perfeitas para que o bebê fique à vontade na praia. O maiô ou biquíni só são indicados às crianças que utilizam fralda para entrar na água. Também não é recomendável deixar os bebês pelados na areia, visto que isso pode desencadear alergias.

Uso do protetor solar

Apesar de ser um item indispensável para enfrentar os dias quentes, o protetor solar não deve ser utilizado por bebês com menos de 6 meses, o que explica a recomendação de eles terem que ficar na sombra. Caso os pais queiram usar algum produto especial, a indicação deve vir do pediatra.

As crianças maiores podem utilizar protetor solar a partir do fator 30 em todo o corpo, principalmente nas áreas sensíveis, como couro cabeludo, dobras dos braços e das pernas e em torno das orelhas. O uso de chapéu também ajuda a evitar as queimaduras na cabeça, pois nessa fase da vida, os cabelos ainda são muito finos para protegê-la.

Comidas desconhecidas

Geralmente, praia é sinônimos de lanches rápidos e porções de quiosques ou barracas ambulantes. Independentemente da idade da criança, é melhor evitar essas comidas de estabelecimentos desconhecidos, devido aos riscos de desenvolver alergia e disfunções intestinais, por exemplo. É preferível levar lanches caseiros, biscoitos e sucos para a praia.

Curtir com atenção

Aproveitar a praia na companhia dos bebês é uma experiência maravilhosa, que merece inclusive ser registrada em um álbum ou fotolivro para que mais tarde a família possa ver e rever (veja aqui como são os fotolivros). Além das preocupações com a saúde do pequeno, também é importante ficar sempre de olho nele, não deixando-o sair sozinho. As crianças maiores da praia podem sem querer esbarrar nos bebês e machucá-los. Então, os pais não podem desgrudar um só minuto do filho nesse ambiente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.