20/03/2015 às 14h30min - Atualizada em 20/03/2015 às 14h30min

O que saber antes de comprar um imóvel

Texto: Aline Matos - Foto: Reprodução/Internet
Texto: Aline Matos - Foto: Reprodução/Internet

Diferentemente das compras habituais, a aquisição de um imóvel envolve alguns processos e, consequentemente, cuidados a serem tomados para evitar problemas. Informar-se sobre todos os pormenores da casa ou apartamento, além de estudar as cláusulas do contrato e as formas de pagamento são alguns deles. Confira o que mais você precisa saber antes de fechar um negócio:

Dimensões e áreas sociais

Dependendo do tamanho da família, o custo-benefício de adquirir um imóvel grande é maior do que um mediano, pois os membros podem ter mais espaço para descansar. Além disso, quem possui filhos pequenos e não pode sair frequentemente com eles precisa pensar na possibilidade de comprar um imóvel que área de lazer inclusa, como um playround ou um jardim.

Vizinhança

Mesmo que o sossego seja a prioridade, ninguém quer morar muito distante do centro urbano, longe de comércio, hospitais e do próprio trabalho. Em virtude disso, é importante observar o que há na vizinhança, se atende às necessidades da família e também se o bairro é seguro.

Preço

Ao encontrar um imóvel muito abaixo do preço de mercado, desconfie! Lembre-se de que quando a oferta é boa demais, ela pode esconder problemas, como por exemplo, defeitos no imóvel que são imperceptíveis numa primeira visita e que o vendedor não avisa. Então, pesquise bem e, se possível, conte com a ajuda de um corretor para analisar o valor do m² e fazer a escolha certa. Pesquise os valores de mercado e os benefícios de cada imóvel, que devem estar bem apresentados, especialmente se o imóvel estiver na planta.

Documentação

A documentação é paga e, por ser tão importante para a aquisição do móvel, é importante que o seu pagamento seja feito à vista. Outro ponto a ser levado em consideração é conferir todos os documentos disponibilizados pelo vendedor, a fim de evitar algum mal-entendido posterior. Confira a reputação da incorporadora no mercado. A empresa deve ser bem apresentada e de fácil acesso, com vários canais de contato para o consumidor e de preferência com um site que apresente histórico de imóveis entregues e que permita, por exemplo, acompanhar a obras, entre outras garantias de segurança, como podemos ver nesse exemplo aqui.

Registro de Imóveis

Depois de a negociação for finalizada, o comprador precisa ainda levar as escrituras ou contrato de financiamento para o Registro de Imóveis. Caso não faça isso, o imóvel não estará no seu nome e correrá riscos se o vendedor agir de má-fé. O negociante pode, por exemplo, vender duas vezes o mesmo imóvel, sendo que apenas uma ou nenhuma das partes será a dona verdadeira. Além disso, se o vendedor tiver alguma ação judicial e o imóvel continuar no nome dela, esse imóvel poderá ser levado para leilão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.