06/09/2024 às 23h22min - Atualizada em 06/09/2024 às 23h22min
A Importância do Sono Reparador para nossa Saúde e Bem-Estar
Foto: Divulgação Por Dra. Adriana Gimenes Pim
Quantas horas você dorme? Acorda muitas vezes de noite e tem dificuldade para voltar a dormir? Tem a sensação de cansaço ou dor de cabeça pela manhã? Alguém reclama do seu ronco? A frase "você dormiu tão bem que estava até roncando" não é verdadeira!
O sono merece nossa atenção porque é importantíssimo para nossa beleza, saúde e bem-estar como um todo: ele é fundamental para o funcionamento adequado da parte metabólica, do funcionamento do corpo, da nossa parte cerebral.
Problemas com a memória, dificuldade de perder peso, irritabilidade, dor de cabeça pela manhã, alteração da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, e até mesmo quadros de depressão podem ter raízes na má qualidade do sono.
Existem algumas pessoas com problemas de sono, que chegam a dormir de dez a doze horas por noite, mas que acordam cansadas no dia seguinte, justamente porque este sono não foi adequado.
Higiene do Sono: Sabendo disso, devemos nos preparar para uma ótima noite do sono. É o que chamamos de “Higiene do Sono”.
Quando chega umas oito horas da noite, o ideal é já se reduzir a luminosidade dos ambientes, ter abajures e não usar a luz direta; assim vamos sinalizando para o corpo que é o momento de desacelerar.
Outra dica é em relação à alimentação: nada de alimentos pesados durante a noite; porém, não é legal a pessoa ficar sem se alimentar, ou seja, os extremos nunca são bons: comer demais ou não comer nada? Equilíbrio!
Sobre a atividade física, dúvida frequente, para algumas pessoas a atividade física durante a noite pode despertar mais e atrapalhar o sono. Tente se atentar aos sinais do corpo... Como a atividade física é muito importante para nossa saúde: mude o horário de sua prática, se for o caso, mas não pare!
Já o consumo de bebida alcoólica dá uma sensação de relaxamento, de que a pessoa terá uma noite de sono melhor, contudo, a verdade é que o álcool altera um pouco a arquitetura do sono... Você vai dormir aparentemente mais pesado, não significando que este sono será adequado, reparador.
Importante também termos atenção às telas: computador, televisão, celular... essa luz direta dos aparelhos atrapalha os mecanismos que iniciam o sono.
A leitura, por sua vez, deve ser incentivada; não em telas, mas em livros e no dispositivo Kindle, no modo de leitura noturno. Atenção redobrada com crianças e adolescentes, que estão dormindo muito mal.
O ideal é reduzir a ingestão de café e não se consumir cafeína após às 16h. E também ficar longe do cigarro.
E se mesmo assim, se você inicia o sono rapidamente, dorme durante a noite e continua com a sensação de cansaço, ou mesmo, acorda com dor de cabeça e está com alterações de memória, pressão arterial elevada ou alteração de ritmo de coração procure seu médico.
O Otorrino cuida dos distúrbios respiratórios do sono, conhecidos como Apneia do Sono e pode te orientar.
Sono é sinônimo de qualidade de vida. Cuide-se sempre! Por Dra @draadrianagimenespim
Dra. Adriana Gimenes Pim (CRM 83179, RQE 97571):
Médica Otorrinolaringologista, com formação e residência médica pela ‘UNESP Botucatu – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho’, pós-graduada em Saúde Integrativa e Bem-Estar pelo ‘Albert Einstein Instituto de Ensino e Pesquisa’. Com mais de 20 anos de experiência, a Dra. Adriana oferece atendimento ambulatorial - presencial e por Telemedicina - em Otorrinolaringologia.
Av. Antonino Dias Bastos, 822, 2º andar, São Roque, SP
Agendamento por WhatsApp: (11) 97834-5269