21/08/2024 às 13h37min - Atualizada em 21/08/2024 às 13h37min

Agosto Branco: Campanha de Conscientização dedicada à prevenção do Câncer de Pulmão

Calvície e baixa qualidade dos fios de cabelo estão associadas ao Tabagismo

Fotos: Divulgação
Por Dra. Priscilla Pereira, Dermatologista
 
Olá, Neste Artigo quero falar das nossas escolhas, pois a vida é feita delas. Nem falo das grandes decisões, mas das pequenas, diárias, como por exemplo: a de apagar de vez o hábito do cigarro. E eu quero te dar mais argumentos para isso!
 
Que o cigarro faz mal para nossa saúde e organismo como um todo, acho que estamos todos cansados de saber. As informações, felizmente, circulam bastante neste sentido e o mês de conscientizaão sobre o Câncer de Pulmão nos fala disso.
 
E sobre nossa pele? Já sabemos. O cigarro acelera o envelhecimento, deixando a pele com menos brilho, mais opaca e sem vida. O cigarro piora algumas ruguinhas, principalmente o chamado ‘código de barras’, na região envolta da boca, pois ele promove o aceleramento da ‘quebra’ da pele, resultando em rugas mais marcadas.
 
O cigarro também interfere na oleosidade da derme... A fumaça irrita nossa cútis, sendo comum a formação de hiperplasia sebáceas (aumento das glândulas sebáceas) e mesmo cistos sebáceos dentre os tabagistas. Fumantes envelhecem mais e apresentam dificuldade no controle de oleosidade da pele. Até aqui nenhuma novidade. Até os maços de cigarro mostram imagens de pessoas “envelhecidas”.
 
Cabelos: Porém, o que pouca gente sabe é que o cigarro interfere também diretamente na saúde do nosso cabelo, desencadeando queda e o aceleramento da calvície. O cigarro gera uma vasoconstrição no couro cabeludo e dessa forma haverá uma menor oxigenação e menos nutrientes chegando ao fio de cabelo.
 
O folículo precisa de nutrientes para fazer um fio mais forte e para reduzir queda. Quando começa a ter pouca oferta de nutrientes o cabelo sente e passa para a fase de queda, que é a fase telógena, que é um fator que faz o cabelo cair mais.
 
Além disso, o cigarro gera uma inflamação no nosso organismo e essa inflamação interfere também na saúde capilar, fazendo as madeixas ficarem mais ralinhas e finas. No caso de quem tem predisposição à calvície, o cigarro gera uma mudança hormonal, desencadeando um aumento da testosterona, hormônio muito relacionado com o desenvolvimento da calvície.
 
Dessa forma, a gente vai ter mais di-hidrotestosterona, que liga no receptor, no couro cabelo, e que faz nosso cabelo afinar e a calvície evoluir. Motivos não faltam para você apagar o cigarro, alimentar-se bem e praticar exercícios físicos regularmente. Procure ajuda. Cuide-se!
 
Sobre a Dra. Priscilla Pereira: A Médica Dermatologista Priscilla Pereira (CRM 147255, RQE 50593) é de Juiz de Fora (MG). Mora em São Roque e atende em consultórios nas cidades de São Roque e Ibiúna. Atua em São Paulo, capital, para a realização de Transplantes Capilares. Médica formada na ‘Universidade Federal de Juiz de Fora’. Fez Residência Médica em Dermatologia pela ‘Universidade de Mogi das Cruzes’. Especialização em Tricologia, Cosmiatria e Laser pela ‘Universidade de Mogi das Cruzes’. Transplante Capilar ‘Barcelona Hair Clinic’. Especialista em Dermatologia pela ‘Sociedade Brasileira de Dermatologia’. É membro titular da ‘Sociedade Brasileira de Dermatologia’.
 
@drapriscilla_dermatologista Agendamentos por WhatsApp: (11) 97834-5269 #umadermatoparachamardesua

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.