08/11/2021 às 06h00min - Atualizada em 04/11/2021 às 23h59min

Trabalhando como autônomo? Veja 8 erros a evitar

Imagem: Unsplash

Sabemos bem que ninguém fica rico com um emprego de carteira assinada, salvo pouquíssimas exceções. Mas a possibilidade de ganhar mais dinheiro não é a única vantagem se der autônomo – há também a flexibilidade na agenda, maior controle sobre os rumos da carreira e mais variedade de experiências. Mas isso é só um lado da moeda. O lado difícil é lidar com problemas que requerem muita determinação e preparação para superar.

As lições que você aprende quando segue carreira a solo não demoram a chegar. Falhar e cometer erros fazem parte desse jogo. Eles te ajudam a ganhar experiência e sabedoria para ter sucesso. Mas isso não quer dizer que você possa se dar ao luxo de sair cometendo erros que são evitáveis. Então veja quais são eles.

 

Não controlar seus ganhos e gastos

Controlar o fluxo de dinheiro é algo que muita gente não consegue fazer, principalmente donos de pequenos negócios baseados nos seus próprios hobbies e preferências. Ficar anotando despesas e ganhos não faz parte das paixões de quase ninguém. Ainda assim, a melhor hora de começar a incluir a contabilidade no seu negócio é desde a sua criação. Isso é absolutamente necessário para ser um empreendedor de sucesso.

Anote as despesas assim que elas ocorrem, em vez de rabiscar num pedaço de papel ou atrás de recibos pensando que vai se lembrar de fazê-lo depois. Pense em adotar uma planilha ou um software de contabilidade, que é ainda mais eficaz. Essa estratégia também vai te ajudar na hora de declarar seus impostos.

 

Não declarar seus impostos corretamente

Ninguém é fã de declarar impostos, mas quando a hora chega, você terá de fazê-lo. Primeiramente, seu negócio tem que ser registrado. Mesmo que você seja um freelancer, deve se registrar. O próximo passo é descobrir qual a sua alíquota de acordo com os ganhos e começar a poupar a quantia necessária.

Se você não é bom em controlar dinheiro, pense em contratar um contador para ajudá-lo. Talvez não lhe sobre tempo para aprender sobre os impostos no país onde vive, então especialistas vão te ajudar a ter uma ideia dos principais pontos. Eles também podem te mostrar como fazer a declaração você mesmo no ano seguinte.

 

Falta de profissionalismo ao se apresentar

Apresentar-se de maneira profissional é crucial para conseguir clientes, não importa quão bons sejam seus produtos ou serviços. A cada reunião com um potencial cliente, ele te julgará, conscientemente ou não. Fatores que ajudam a passar um ar de profissionalismo são:

Um endereço e-mail profissional com assinatura Perfis ativos nas redes sociais Um número de telefone comercial Um website profissional Um escritório

 

Não gerenciar bem seu tempo

A maioria de nós rende mais quando trabalha sob supervisão, e é por isso que dizemos que carro apertado é que anda. O que ocorre, então, quando você é seu próprio supervisor? Você tem muito mais flexibilidade, mas isso requer muito mais motivação.

Determine seus horários de trabalho e de lazer e siga seu planejamento à risca. Estabeleça limites claros. Por exemplo, evite responder e-mails e atender chamadas quando não estiver trabalhando. Acima de tudo, não sacrifique seu negócio para ir a eventos não ligados a ele, simplesmente porque você é seu próprio patrão.

 

Esquecer de se divertir

Se você é autônomo, gerir o trabalho é tarefa sua. Sentir-se motivado a fazer horas extras acaba tornando-se fácil e é esperado, mas isso não significa que você não possa tomar um tempo para si mesmo. Se você não fizer pausas e não estabelecer períodos bem definidos para se dedicar ao que gosta, o estresse será certo.

Pense nos dias e horários em que é mais produtivo e otimize a utilização do seu tempo. Por exemplo, faça pausas e não coma na sua mesa de trabalho. Essas paradas ajudam a melhorar sua produtividade e evitar burnouts.

Não responda a mensagens ou retorne chamadas no seu tempo de folga. Isso vale pro outro lado também: não fique vendo posts não relacionados a trabalho ou rindo de memes no horário de trabalho.

Além disso, é fundamental encontrar algo interessante pra fazer no seu tempo de folga, mesmo se ficar em casa, por exemplo por suas séries favoritas em dia ou ler um livro. É aconselhável evitar atividades estressantes como caça-níqueis e jogos de cassino. E por último, não se esqueça de tirar férias quando puder.

 

Depender muito de um só cliente

Como os freelancers podem perder clientes sem aviso prévio ou sem ter tempo para se preparar, esse problema pode ser fatal para eles. Se um cliente fica sem negócios ou tem que fazer cortes súbitos no orçamento, isso afeta o serviço que você presta. Se você não tem nenhum plano B ou outros clientes em quem se fiar, seu negócio pode sofrer um golpe muito grande.

Você também não pode confiar totalmente que um contrato será honrado, especialmente se trabalhar com grandes corporações. Para eles, não custa muito voltar atrás em seus acordos. No entanto, construir uma relação sólida com eles no futuro pode te dar muita segurança.

Também é sábio tomar cuidado ao negociar contratos que requerem muito trabalho da parte do cliente. Por fim, tome medidas para torna-lo mais seguro financeiramente – como pedir que o pagamento seja feito quando o contrato é assinado.

Subvalorizar seu trabalho ou cobrar por hora

Pode ser bem complicado calcular quanto cobrar pelo seu tempo, principalmente para quem está começando. Primeiro, assegure-se de levar em conta custos de impostos, de envio de mercadorias e aluguel. Pense também em contratar um consultor com mais experiência em gestão de negócios para ajudar.

Além disso, é aconselhável cobrar com base no problema a ser resolvido, e não por hora trabalhada. Se você for bom no que faz e terminar rápido, você pode começar o próximo projeto sem a tentação de prolongar o atual.

 

Não pedir ajuda

É fundamental saber a hora de pedir ajuda. Fazer tudo sozinho muitas vezes é complicado, cansativo, solitário e mesmo impossível. Você precisa de uma rede de suporte como colegas e especialistas se quiser se dar bem.

Cabe a você encontrá-los, a ajuda não vai cair do céu. Tente estar cercado de gente que o encoraje, mas esteja aberto a críticas construtivas. Elas podem te ajudar e ver algo que você não percebeu, contanto que não te tirem a motivação.

 

Por fim…

Ser seu próprio chefe traz mais flexibilidade, mas também mais responsabilidade. Se você é autônomo ou dono de um negócio, tudo depende de você. Você precisará de muita disciplina, criar uma rotina e gerenciar seu tempo com muita rigidez e seguir sempre aprendendo. Não se esqueça de pedir ajuda quando estiver em apuros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.