08/04/2024 às 14h52min - Atualizada em 08/04/2024 às 14h52min

Revestimentos: tendências, estilos e importância para cada espaço

Pinterest
Os revestimentos fazem parte da arquitetura básica de qualquer projeto – e não se trata apenas do aspecto físico ou estético, mas também do estrutural, pois embora não recebam cargas da construção, escondem e protegem a própria estrutura, isolam, delimitam zonas e definem atividades. Além disso, o revestimento é o elemento que acaba por conferir a cada espaço características únicas, tanto no design interior como na imagem exterior.

Justamente por definirem o estilo geral de uma construção, os revestimentos têm cada vez mais influência na decoração. Embora a estética prevaleça na escolha dos mesmos, a durabilidade e sustentabilidade dos materiais são duas das características que não se dissociam na escolha das peças que vão complementar um ambiente.

Os revestimentos, portanto, desempenham um papel fundamental no design, bem como na funcionalidade de qualquer construção ou reforma, sendo pilares importantes na criação de um projeto arquitetônico e de interiores. Além de serem esteticamente agradáveis​, devem satisfazer necessidades funcionais, como serem resistentes à umidade, ao desgaste pelo alto tráfego, terem propriedades antiderrapantes, entre outras condições.

Se você está construindo ou pensando em renovar o seu espaço e dar-lhe um toque moderno, aqui estão algumas tendências que estão definindo a decoração de interiores. Desde padrões geométricos a cores fortes, passando por texturas e materiais naturais, as opções são infinitas para personalizar os seus espaços e criar um ambiente único que reflita o seu estilo e personalidade.

Padrões geométricos


Os padrões geométricos estão em alta este ano. Desde ladrilhos hexagonais até peças com desenhos abstratos, a geometria torna-se uma ferramenta para adicionar um toque contemporâneo e ousado a qualquer espaço. Os azulejos e pisos de geometria criativa também surgem como forma de expressão artística.

Revestimentos em relevo


Os revestimentos de parede em relevo são uma ótima maneira de adicionar textura e dimensão às paredes. O que não faltam são materiais para montar painéis tridimensionais ou até mesmo paredes inteiras com texturas sutis. Estes elementos criam um efeito visual interessante e dão vida à decoração de forma elegante e sofisticada.

Cores fortes


2024 é o ano para inovar com cores vibrantes e ousadas nos revestimentos. Tons de verde esmeralda, azul cobalto ou amarelo mostarda estão em alta. Você pode optar por revestir uma parede inteira com uma cor ousada ou usar peças coloridas de cerâmica na cozinha ou no banheiro, por exemplo, para criar um ponto focal marcante.

Materiais naturais


A ligação com a natureza continua sendo uma forte tendência no design de interiores. Os revestimentos em materiais naturais como pedra e mármore estão no auge. Esses materiais acrescentam diferentes texturas à decoração, criando um ambiente nobre e elegante. São uma boa opção para salas ou áreas onde se procura um toque distinto e elegante. Além disso, sua durabilidade torna-os num investimento a longo prazo, resistindo ao teste do tempo com elegância.

A madeira ou materiais que imitem o seu aspecto também sempre estiveram entre os revestimentos mais procurados. Não saem de moda pelo seu aspecto natural e porque acrescentam calor a qualquer espaço. Acabamentos ripados e canelados são usados para definir uma entrada, uma área de estudo e até mesmo em móveis de banheiro, definindo interiores cheios de texturas e volume.

Design biofílico


Integrar a natureza ao ambiente é uma tendência no design de interiores. Na decoração de casa, esta tendência reflete-se num maior papel dos materiais naturais ou das plantas na decoração da casa, por exemplo. Também é claramente percebido nos revestimentos. Papéis de parede com motivos botânicos e florais no banheiro, na parede da cabeceira do quarto, no corredor ou na sala continuarão em alta em 2024.

Materiais sustentáveis


A cortiça é um material natural que se enquadra no crescente interesse pela sustentabilidade na decoração da casa. Além disso, esse revestimento de parede é cada vez mais procurado pela sua capacidade de absorver ruídos e pelo seu excelente desempenho como isolante térmico. A título de curiosidade, a cortiça é extraída manualmente da casca dos sobreiros, árvore que pertence à família do carvalho e que se regenera naturalmente sem sofrer danos.

Concreto liso e texturizado


O concreto é um material versátil que pode ser usado para criar uma variedade de estilos. Revestimentos de concreto liso e texturizado são uma boa opção para espaços que desejam transmitir um visual moderno e contemporâneo.

Importância do revestimento para cada espaço

Cozinha – revestimentos resistentes


Para este espaço, o ideal é escolher revestimentos que mesclem a resistência e a funcionalidade. Além do quesito estético, é preciso levar em conta a facilidade de limpeza e a manutenção das superfícies.

Banheiro – revestimentos antiumidade


Em banheiros, os revestimentos devem oferecer segurança e resistência à presença da umidade e vapor. Os porcelanatos complementam perfeitamente a decoração destes espaços. Da mesma forma os lavabos que, mesmo que não contem com chuveiro, têm a pia e vaso sanitário, podendo haver excesso de umidade.

Quarto: revestimentos com diferentes finalidades


Para os quartos, o revestimento deve oferecer sensação de conforto e bem-estar, sem deixar de lado a personalidade de quem ocupa o local. Um quarto com cores neutras, por exemplo, pode receber texturas com um detalhe composto por peças decorativas. Revestir uma parede inteira com materiais de cores escuras ou acabamentos rústicos pode dar ao espaço um clima intimista. A cabeceira da cama também merece destaque especial, podendo receber um revestimento mais resistente com dupla funcionalidade: decoração e praticidade.

Sala: revestimentos que complementam a decoração


Os revestimentos da sala devem contribuir para a criação de um ambiente aconchegante e funcional. Afinal, este é o espaço mais frequentado da casa e o principal ponto de encontro de amigos e familiares. São muitas as possibilidades, desde materiais como pedras naturais em uma lareira até painéis de madeira para estantes e TV, é possível aproximar pessoas e encantar com o resultado. Paredes vazadas entre ambientes também proporcionam continuidade visual e adicionam um toque artístico à sala.

Corredores e entradas: revestimentos para alto tráfego


Conhecidos pela sua versatilidade, os revestimentos cerâmicos (porcelanatos) são ideais para áreas de alto tráfego. A sua durabilidade e fácil manutenção fazem deles uma escolha prática para corredores e entradas. Além disso, a variedade de cores, texturas e designs permite que se adaptem a qualquer estética, do clássico ao moderno. Em 2024, porém, há maior interesse em superfícies de porcelanato fosco e com aspecto sedoso.

Áreas externas: revestimentos para proteção e durabilidade


Revestimentos para áreas externas ou fachadas demandam produtos duráveis e resistentes à ação das intempéries. Pedras e cerâmicas inspiradas em materiais naturais representam uma excelente escolha para estas áreas, e o motivo é simples. Além de proteger as superfícies, estes materiais acrescentam detalhes que são essenciais para um acabamento bonito e de qualidade. Para pisos externos, inclusive áreas de piscina, revestimentos com características antiderrapantes são bastante indicados.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.