20/12/2018 às 13h40min - Atualizada em 20/12/2018 às 13h40min

20 de dezembro é comemorado o Dia do Mecânico

Por Joana Carluci

Os mecânicos, chamados por algumas pessoas de “médicos dos carros”, comemoram o seu dia em 20 de dezembro. São responsáveis por consertos e manutenções preventivas dos veículos e equipamentos motorizados, mas o trabalho vai muito além das portas de uma oficina. Eles também atuam em indústrias, na reparação e modificação de pequenas e grandes aeronaves.

Levando em conta somente o trabalho realizado dentro das oficinas, o mecânico possui uma demanda de atendimento alta, já que, de acordo com um levantamento realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), a frota cresceu de 11.197.440 veículos em 1997 para 29.164.426 em dezembro de 2017. E só na Capital, o número de veículos registrados nos últimos 20 anos cresceu 82%, de 4.735.229 para 8.603.239.

Com o crescimento da frota, o mercado de trabalho para esse profissional é extremamente aquecido, já que com a quantidade de veículos nas ruas, a procura por uma manutenção é quase que certeira. Segundo dados do Grupo de Manutenção Automotiva e da CINAU (Central de Inteligência Automotiva), os mecânicos são responsáveis pela manutenção de mais de 80% dos carros que circulam nas estradas brasileiras.

É importante ressaltar que a profissão que no passado era aprendida no dia a dia, hoje exige uma qualificação cada vez maior. Existem diversos cursos de capacitação voltadas para a área que estão disponíveis em instituições sérias e reconhecidas que ajudam o profissional a expandir o conhecimento, o tornando mais competitivo, inovador e criativo.

Além desses pontos, o mecânico profissional precisa ter em mãos ferramentas seguras que proporcionem menos esforço e mais velocidade na execução de suas tarefas em busca de praticidade, produtividade e conforto.

 

* Joana Carluci é gerente sênior de ativação de marca da Stanley Black & Decker.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.