Foi aprovado na última semana pela Câmara Municipal de Mairinque o Projeto de Lei nº 94/2016, elaborado pela Prefeitura, que autoriza a criação do estacionamento rotativo (Zona Azul) nas áreas comerciais e corredores de serviço da cidade. Com a aprovação da nova Lei 3.467, de 19 de dezembro de 2016, o município favorecerá a democratização do espaço público, além de beneficiar o comercio local e seus prestadores de serviço.
A Prefeitura, através da Secretaria de Obras, iniciou os estudos nas ruas centrais e principais corredores de serviço há alguns meses, após muitas reivindicações da Associação Comercial e comerciantes locais, para mapear os lugares que devem receber o estacionamento rotativo.
“Fizemos um estudo nas ruas que têm uma concentração maior de comércios em diferentes períodos, inclusive em horários diferentes, para mensurar a necessidade do estacionamento rotativo naquele determinado local. Após o estudo, reunimos uma comissão e apresentamos o mapeamento, para apresentar o projeto e discutir eventuais mudanças”, destacou o secretário municipal de Obras, Claudinei Rosa.
A comissão é composta por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Associação Comercial de Mairinque, Conselho de Segurança de Mairinque (CONSEG), Guarda Municipal, Departamento de Trânsito da Prefeitura, Polícia Militar e Polícia Civil.
Vale destacar que o mapeamento das ruas que se tornarão Zona Azul pode sofrer alterações, já que agora aprovado, o projeto só será colocado em prática no próximo ano, para assim constatar sua eficiência nos locais pré determinados.
“Antes de começar a cobrar, teremos um período de adaptação, até mesmo para auxiliar os motoristas com relação ao funcionamento do novo sistema. Quando ainda estávamos montando o boneco do nosso mapa de estacionamento rotativo, buscamos informações com os municípios vizinhos para avaliar as melhores experiências”, disse o secretário.