03/12/2013 às 15h41min - Atualizada em 03/12/2013 às 15h41min

Chineses vêm à cidade para estabelecer parceria entre São Roque e Shangrao

A parceria, denominada 'cidade-irmã', cria laços em vários níveis, sobretudo no aspecto cultural e econômico

Um comitê Chinês vindo da cidade de Shangrao, sudoeste da China, está em São Roque para estabelecer uma relação de “cidade-irmã” com o nosso município. Este conceito de união de cidades cria laços em vários níveis, sobretudo no aspecto cultural, mas também no econômico. Na Europa, estes pares de cidades são designadas por cidades gêmeas ou germinadas, enquanto que na América (Estados Unidos ao Brasil) prefere-se o termo "cidade-irmã".

Na manhã desta terça-feira, dia 3 de dezembro, foi realizada uma sessão especial na Câmara Municipal de São Roque, para que fosse feita a assinatura do termo que estabelecerá uma relação cultural e econômica entre as cidades. Esteve presente um comitê, formado pelos chineses de Shangrao, liderados pelo prefeito da cidade, Chen Junqing, para que as informações entre as cidades fossem transmitidas não só para os administradores das mesmas, mas também para os convidados presentes, tendo representantes de diversos setores do município durante o evento, como Cláudio Góes, presidente do Sindicato do Vinho e Vinicius César Pensa, diretor da AISAM.

A sessão teve início por volta das 10h30min, quando foi apresentado um vídeo sobre a cidade chinesa de Shangrao. Nele, havia explicações sobre como a cidade cresceu após a instalação de um “trem-bala” e após acompanhar as tecnologias de Pequim e demais metrópoles da China. Também foi dito no vídeo que Shangrao é um ótimo lugar para se investir, mas que ainda não é famosa pelo avanço, mas sim por suas belezas naturais, sendo uma reserva natural mundial protegida pela UNESCO.

Após a cidade de Shangrao ter sido apresentada, foi a vez de dar a palavras às autoridades presentes. O primeiro a ser chamado foi o vice-prefeito João Paulo de Oliveira, que ressaltou a importância de receber os chineses de maneira calorosa, pois é a primeira vez que o comitê vem ao Brasil.

Antes do prefeito Daniel de Oliveira Costa iniciar o seu discurso, foi realizada uma troca de presentes entre o prefeito de São Roque e Chen Junqing, prefeito de Shangrao, que recebeu uma placa com uma homenagem e presenteou Daniel com um vaso de flor produzido em sua cidade, na China.

“Esta é uma oportunidade única de apresentarmos tudo que São Roque oferece de melhor, seja sua cultura, seu turismo ou sua economia. Este é só o primeiro encontro de uma parceria longa e duradoura”, ressaltou Daniel. “Posso arriscar em dizer que eu nunca vi esta câmara tão completa, com a presença de homens e mulheres de negócios, de diversos setores e que só querem o desenvolvimento de São Roque”.

O prefeito Daniel ainda afirmou que durante uma conversa amistosa com o prefeito de Shangrao, os dois descobriram ter a mesma idade, o que propiciou a Daniel fazer a seguinte analogia com a produção de vinho de São Roque: “Daqui pra frente seremos como o vinho, quanto mais velho, melhor”, disse a Chen Junqing.

Por volta das 11h30min da manhã, deste “dia histórico para a cidade”, como disse o próprio prefeito, foi assinado o termo de troca de intenções, que estabelece a relação de cidade-irmã entre as cidades de São Roque e Shangrao.

Para finalizar, o prefeito Chen Junqing, através de seu tradutor, agradeceu a recepção calorosa do são-roquenses e ressaltou que o desenvolvimento da China é complementar ao desenvolvimento do Brasil e vice-versa, sendo que as duas nações irão evoluir muito nos próximos anos. Também afirmou que o elo criado nesta data não foi entre cidades, mas sim, entre países e que as barreiras linguísticas não impedirão que o brasileiro se identifique com a China e que o Chinês se identifique com o Brasil, inclusive não impedirá que um aprenda a língua do outro.

Assista abaixo, um trecho do pronunciamento do prefeito Chen Junqing, durante sessão na Câmara de São Roque.

 

Confira as fotos do evento abaixo:


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.