26/11/2013 às 10h33min - Atualizada em 26/11/2013 às 10h33min

Prefeitura esclarece que faixas elevadas instaladas no centro não são lombadas

A Faixa Elevada tem como principal objetivo facilitar e dar mais segurança à travessia de pedestres, sobretudo aqueles com limitações de locomoção

A prefeitura de São Roque esclarece que nas últimas semanas foram implantadas na região central da cidade as travessias elevadas de pedestres ou “faixa elevada”, sendo estas, diferentes de lombadas. O dispositivo transversal tem outra coloração (são pintadas em vermelho e branco) e a altura é feita em concordância entre o nível das calçadas e a superfície plana (plataforma).

Objetivo:

A Faixa Elevada tem como principal objetivo facilitar e dar mais segurança à travessia de pedestres, sobretudo aqueles com limitações de locomoção em todos os aspectos, como cadeirantes, deficientes visuais, pessoas com mobilidade reduzida, no caso de idosos ou que possuam outros tipos de dificuldades para se locomover em vias e calçadas.

Neste contexto é avaliada a necessidade de melhoria das condições de acessibilidade dos usuários das vias públicas, bem como, a necessidade de propiciar aos pedestres maior evidência e visibilidade em determinadas situações, ressaltando a prioridade do transeunte na travessia da via de uniformidade e padronização das soluções de engenharia de tráfego, conforme determina o artigo 91 do CTB.

Mobilidade Urbana em São Roque:

A Prefeitura de São Roque está implantando o projeto de Mobilidade Urbana, que busca a humanização no trânsito e tem a acessibilidade como ponto principal.

Recentemente foram implantadas “faixas elevadas” de pedestres em um trecho das ruas  São Paulo, Marechal Deodoro da Fonseca, XV de Novembro, João Pessoa e Padre Marçal.  O estudo da mobilidade urbana traz um novo planejamento para São Roque.  As atuais e futuras mudanças serão baseadas em análises técnicas, sempre preservando o interesse da comunidade, com base no desenvolvimento do município.

Lei:

Esclarecendo as dúvidas aos pedestres e motoristas, a Prefeitura de São Roque está atendendo a Lei Federal nº 10098 de Dezembro de 2000 na qual, em seu texto, “Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”. Futuramente, a Câmara dos Deputados analisa uma proposta, que torna obrigatória a instalação de faixas elevadas próximo a hospitais, escolas, hotéis, cinemas, teatros, shoppings centers, hiper e supermercados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.