14/11/2013 às 13h06min - Atualizada em 14/11/2013 às 13h06min

Carteiros dos Correios não entregarão correspondência se for necessário subir escadas

A orientação dada aos carteiros, é que eles devem chamar pelo destinatário na portaria do local e, caso ninguém apareça, ele deverá voltar por três dias

Os carteiros dos Correios em São Roque, a partir de agora informam que não atenderão mais na “vertical”, ou seja, não poderão mais subir escadas para levar a correspondência.

Muitos estabelecimentos do centro da cidade, como escritórios e galerias, são instalados em prédios de dois ou mais andares, sendo necessário a utilização de escadas para o acesso. Porém, os Correios não permitirão que os carteiros subam para deixar a correspondência.

Segundo os Correios, esta norma já é antiga em todo o país, tendo como principal razão a segurança no trabalho, alegando possíveis quedas dos carteiros ao subir e descer escadas.

O problema é que há pouco tempo atrás, em São Roque, os carteiros realizavam as entregas na porta dos estabelecimentos, independente do andar em que os mesmos se encontravam. E agora, a administração dos Correios começou a tratar com rigidez essa norma, mas não informou a maioria desses estabelecimentos. Desta maneira, muitos acabaram tendo suas entregas atrasadas sem ao menos saber por que.

A orientação dada aos carteiros, é que eles devem chamar pelo destinatário na portaria do local e, caso ninguém apareça, ele deverá voltar por três dias. Se durante esses três dias o carteiro não conseguir encontrar o destinatário na portaria do estabelecimento, a correspondência deverá ser retirada na agência dos Correios.

O caso tem gerado revolta para aqueles estabelecimentos que não possuem porteiros ou interfones e, ao invés disso, mantém a porta aberta durante o horário comercial. “Os Correios receberam para executar um serviço de entrega e por força de uma norma interna eu tenho que deslocar-me até a agência para receber o documento? Não me parece correto”, afirma um usuário que preferiu não se identificar. “Então os casos de estabelecimentos sem portaria e sem interfone serão excluídos dos serviços de correio?”, indaga o cliente.

O Jornal da Economia entrou em contato com o vereador e carteiro de São Roque, Donizete Plínio Antônio de Moraes, que informou a necessidade desses estabelecimentos entrarem em acordo com os carteiros, para que a entrega seja feita sem que haja o uso das escadas. “Na Galeria Pontes, por exemplo, as correspondências são entregues sempre para a primeira loja da galeria, pra que ela distribua para as demais”, explica Donizete. Ele ainda esclarece que para as entregas realizadas pelos carteiros que utilizam motos e carros, essa norma não vale, ou seja, esses carteiros podem e devem entregar a correspondência independente do andar do estabelecimento destinatário.

Para os estabelecimentos que não puderem realizar este acordo com os carteiros, não possuindo interfones ou porteiros para o auxílio, existem as opções alternativas, como a Jadlog, Allanis Transport Express, MK Express e muitas outras.

A redação do JE entrou em contato com a assessoria dos Correios que mandou a seguinte resposta, por meio de um comunicado oficial:

O artigo 5º da Portaria nº567/11 do Ministério das Comunicações estabelece que a entrega de objetos postais em coletividades residenciais com restrições de acesso e trânsito de pessoas, bem como em todas as coletividades não residenciais, deve ser feita por meio de uma caixa de correspondências única instalada na área térrea de acesso à coletividade ou entregue ao porteiro, administrador, zelador ou pessoa designada para esse fim.

Esse procedimento (entrega em portaria) abrangia até então as encomendas SEDEX, PAC e SEDEX 12.

Somente para as modalidades de encomendas SEDEX 10 e SEDEX HOJE era prevista a entrega vertical (porta a porta) nas coletividades, exigindo até então o deslocamento do carteiro até a porta do domicílio do destinatário, ainda que este se localizasse fora do andar térreo de edifícios.

Desde junho deste ano, com a atualização de normativas internas operacionais, também os serviços de SEDEX 10 e SEDEX Hoje passaram a adotar os mesmos critérios e procedimentos de entrega domiciliária válidos para as demais modalidades de encomenda expressa, deixando de  existir, portanto, a entrega vertical dessas suas modalidades (porta a porta) nas coletividades.

Todos os clientes dos Correios com contrato foram comunicados a respeito das adequações nos procedimentos na entrega das encomendas SEDEX 10 e SEDEX Hoje.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.