29/10/2013 às 14h53min - Atualizada em 29/10/2013 às 14h53min

Incêndio no Edifício Vale Verde faz moradores reclamarem de descaso

O fogo foi contido pela população local antes da chegada dos bombeiros

O edifício Vale Verde, entregue em junho de 2010 pela prefeitura da administração passada, pegou fogo na madrugada da última segunda-feira (28), por volta da 1h.

O prédio, construído em alvenaria estrutural, está localizado na Rua Alcides Vieira, bairro Jardim Marieta e conta com 16 apartamentos de 40 metros quadrados cada. As famílias que moram no edifício, foram desapropriadas de suas antigas casas, nos bairros Paisagem Colonial e Canguera, pois a prefeitura necessitava usar o terreno no qual as mesmas estavam instaladas. Em troca, foi oferecida a essas famílias uma moradia no Edifício Vale Verde.

A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de São Roque, mas segundo uma das moradoras, Valéria Aparecida Soares, o fogo foi contido pela população local antes mesmo dos bombeiros chegarem.

Valéria, juntamente com os demais moradores do prédio, reclama do descaso por parte da administração pública de São Roque com as famílias de que moram no edifício. “Os bombeiros e a polícia militar vieram atender o caso, mas não veio nenhuma ambulância municipal para nos socorrer”, explica Valéria. “Havia crianças vomitando e idosos passando mal devido à fumaça inalada. Sem contar que alguém deveria examinar o atual estado do prédio”, conclui.

A moradora ainda disse que ao examinar o edifício, os bombeiros afirmaram que o prédio está “sem estrutura nenhuma”, inclusive sem mangueira para incêndio e com extintores vencidos e inutilizáveis. Valéria ainda fez questão de comparar o Edifício Vale Verde às casas populares construídas no bairro Paisagem Colonial: “A situação é a mesma. Eles constroem as moradias, mas depois não dão a mínima. As residências ficam sem condições de ser um lar de verdade”.

Segundo Valéria Soares, os moradores do edifício estão com medo que a estrutura do prédio não aguente após o incêndio e venha a desabar. Ela afirma que nenhum órgão da prefeitura foi até o local para examinar e dar um parecer aos moradores.

“O meu irmão foi até a prefeitura na manhã de hoje (terça-feira, 29) cobrar algum parecer deles. Eu tiro meu chapéu para o prefeito Daniel, que recebeu meu irmão super bem, foi atencioso e disse que a perícia viria. Mas até agora ninguém apareceu, estamos aguardando”, esclarece Valéria.

O fogo teve início em um apartamento no primeiro andar do prédio. Segundo os moradores, a fumaça invadiu rapidamente todos os andares, causando desespero geral. Até o momento, não se sabe as causas do incêndio. Ainda é possível sentir um forte cheiro de queimado em todo o edifício.

Valéria entrou em contato com a redação do Jornal da Economia, na quarta-feira, dia 30 (um dia após a publicação da reportagem), informando que a defesa civil foi até o prédio e pediu para que o apartamento incendiado fosse desapropriado, devido à possíveis panes elétricos. Ainda segundo Valéria, a prefeitura arcará com um aluguel para a moradora do apartamento enquanto são realizados os reparos. Na próxima sexta-feira, dia 1º, os moradores do edifício Vale Verde participarão de uma reunião com a prefeitura de São Roque, para resolver algumas reclamações pendentes.

Assista no vídeo, a seguir, a visita realizada pelo Jornal da Economia ao local do incêndio e a entrevista com a moradora Valéria Soares.

 

Apartamento onde incêndio teve início fica no primeiro andar

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.