15/06/2016 às 21h13min - Atualizada em 15/06/2016 às 21h13min

Veja como facilitar seu pedido de aposentadoria no INSS

Algumas medidas ajudam na hora de requerer o benefício; serviços podem ser feitos pelo próprio cidadão e não precisam de intermediários

 As pessoas que estão perto de se aposentar podem tomar algumas medidas para facilitar seu pedido na hora de solicitar o benefício. Uma delas é fazer a simulação da contagem de tempo de contribuição pelo site da Previdência. Com isso, o segurado pode ter uma estimativa de seu tempo de contribuição até o momento.

Para fazer a simulação da contagem, basta acessar o site www.mtps.gov.br e na aba “Serviços do INSS” clicar em “Todos os Serviços do INSS”. No item “Mais Procurados”, acesse a opção “Simulação” e, em seguida, pressione o botão “Calcular tempo de contribuição”. Você terá de digitar o seu Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), que corresponde ao PIS ou ao número de identificação usado para pagar o carnê de contribuição, e os caracteres que aparecem na tela. Depois disso, basta preencher os dados pessoais e as datas de entrada e saída de cada emprego, ou as datas de início e fim das contribuições. O próprio site calculará o tempo estimado de contribuição do segurado.

É importante ressaltar que a simulação da contagem não está disponível nas agências do INSS e só pode ser feita no site, pelo próprio contribuinte. Lembrando que, para a aposentadoria por idade, são necessários 15 anos de contribuição. Já para a aposentadoria por tempo de contribuição, é preciso ter 35 anos de contribuição, para o homem, e 30 anos, para a mulher.

Atualização de dados – Além da simulação da contagem, o segurado também pode fazer a atualização de seus dados cadastrais e da atividade nos casos de Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, Facultativo ou Segurado Especial. Esse serviço é utilizado também para quem deseja cadastrar uma senha para acessar os serviços do INSS na internet.

Para atualizar os dados cadastrais, é preciso antes agendar horário para ir a uma agência do INSS. Esse agendamento deve ser feito pelo telefone 135 ou pelo site www.mtps.gov.br, na opção “Atualização de cadastro/senha”. No dia marcado, o segurado deve apresentar um documento de identificação com foto e o número do CPF, além dos documentos necessários para realizar a alteração do cadastro. Por exemplo, para alterar o número da carteira de trabalho, esse documento deverá ser levado ao INSS. Já para corrigir o nome, deve ser apresentada a certidão civil ou um documento de identificação válido com foto. Além da correção dos dados, é possível, no mesmo atendimento, cadastrar uma senha eletrônica. Essa senha permitirá ao segurado acessar diversos serviços pela internet, como extrato de informações previdenciárias, atualização de endereço e consulta às inscrições do contribuinte.

Intermediários – As pessoas não precisam contratar intermediários para ter acesso aos serviços da Previdência Social. Isso porque esses profissionais cobram taxas por serviços que são gratuitos no INSS, e geralmente prometem obter facilidades, como acelerar o andamento de processos ou revisão de valores.

Outro motivo para as pessoas cuidarem de seus assuntos diretamente no INSS é evitar riscos. Ao entregar a documentação a um intermediário, existe a possibilidade de extravio. Nessa situação, a Previdência não se responsabiliza por documentos entregues a terceiros.

Para facilitar o acesso da população aos serviços previdenciários, o INSS recomenda a utilização de seus canais remotos de comunicação, como o telefone 135 e o site www.mtps.gov.br. Nesses dois canais, o próprio segurado pode obter informações, atualizar seus dados e simular contagem de tempo de contribuição, além de agendar atendimento numa agência para protocolar sua aposentadoria. O telefone 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). A ligação é gratuita, desde que feita de telefone fixo, tanto residencial como público. Pelo celular, o custo é de uma ligação local. (ACS/SP)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.