29/03/2016 às 09h55min - Atualizada em 29/03/2016 às 09h55min

Como conseguir uma boa colocação profissional?

Por Gabriel Berigo - Foto: Divulgação
Por Gabriel Berigo - Foto: Divulgação

Definir a escolha de uma profissão se torna cada vez mais difícil diante de uma crise econômica e taxas de desemprego que tem se elevado cada vez mais. Situações como estas, fazem com que os trabalhadores busquem outras possibilidades de obter renda, uma vez que a concorrência por uma boa colocação profissional também é cada dia mais acirrada.

O perfil do trabalho ao longo dos anos tem se adequado a realidade de um mundo que exige profissionais cada vez mais preparados, que por vezes possuem até duas formações, em áreas distintas e correlacionadas.

Com a chegada da geração Z ao mercado de trabalho, ou seja, os jovens nascidos após 1995, especialistas acreditam que estes podem ocupar cargos superiores a sua geração anterior, devido a sua enorme facilidade em trabalhar com a tecnologia e internet, são profissionais que desejam tudo para o agora, trazendo ainda mais disputa ao mercado de trabalho.  Já a geração Y, antecessora, é caracterizada por profissionais que realizam múltiplas atividades, o que nos levam a perceber o trabalho hoje com ambas as características, sendo dinâmica, mas também imediatista.

Tanto jovens que estão ingressando no mercado de trabalho quanto os que já possuem anos de experiência, desejam uma boa colocação no mercado de trabalho, e esta é uma tarefa que se torna cada vez mais desafiadora. De um lado temos os jovens que estão em plena fase de transformações físicas e psicológicas, o que por si só é uma situação de conflito, mas, além disso, a sociedade, a família, e os amigos, também cobram urgência para uma escolha da profissão. Do outro, temos um profissional que precisa adequar a sua rotina já atribulada, novas atividades, ou então encarar uma área totalmente diferente, que exija mudar de cidade, ou que implique em escolhas que podem ser difíceis.

Quando falamos em escolha por um caminho profissional, sem dúvida, não podemos subestimar a grande complexidade que existe nesta tarefa. O prejuízo de uma decisão errada pode ser imensurável, quando tratamos do investimento emocional aplicado naquela atividade, além do prejuízo financeiro, e do grande investimento de tempo que é necessário em um projeto de longo prazo.

Escolher realizar curso superior, por exemplo, pode gerar um gasto de valores superiores a 60 mil reais incluindo despesas com transporte e alimentação. Após concluir o curso, o recém-formado ainda tem um longo caminho a percorrer ao encontro da satisfação profissional, e corre o risco de não encontra lá, caso a expectativa criada inicialmente não seja satisfeita. É importante lembrar que adotar este tipo de pensamento não se trata de pessimismo, pois a escolha de uma profissão de forma equivocada ou prematura pode infelizmente se tornar uma grande cicatriz para toda a vida.

Tanto os jovens quanto os mais experientes, precisam levar em consideração questões como o seu companheiro (a) sentimental que o aguarda chegar tarde da faculdade ou daquelas horas extras no trabalho, um parente carente de sua atenção, ou até, porque não, os momentos de lazer que serão abdicados, como aquela festa que terá de deixar de ir para se dedicar ao vestibular, ou aquela viagem que deve ficar para depois para poupar dinheiro ou para fazer um trabalho extra no domingo. Todo este conjunto de fatores deve ser colocado em uma balança, onde iremos pesar a relação entre todas as questões envolvidas na vida pessoal, conjugal, profissional e acadêmica, e pode haver inúmeras questões a serem pensadas para que seja possível adequar a sua profissão ao seu estilo de vida e as suas características pessoais.

Uma alternativa para o jovem que deseja ingressar no mercado de trabalho, ou para aquele que deseja a relocação profissional é buscar a orientação profissional, trabalho realizado por um psicólogo, que irá lhe direcionar para a melhor saída em meio às dificuldades que podem surgir neste momento. A orientação profissional não se trata de uma avaliação onde você receberá uma resposta sobre qual caminho deve seguir, pois você é o responsável por esta decisão que é de grande importância para sua vida. O processo de orientação profissional com o psicólogo, irá lhe ajudar a buscar a melhor alternativa, e evitar que possa haver maiores prejuízos decorrentes das dificuldades relacionadas à escolha da colocação profissional no mercado de trabalho.  

Para maiores informações entre em contato

Gabriel Berigo

Psicólogo CRP 06/114063

[email protected]

11 98198-1780


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.