22/04/2024 às 16h28min - Atualizada em 22/04/2024 às 16h28min

AFINAL, MAQUIAGEM FAZ MAL?

Foto: Divulgação
Por Dra. Priscilla Pereira, Dermatologista
 
Surgida talvez na pré-história e já parte da rotina dos antigos egípcios, a Maquiagem fazia parte de rituais e cultos e sempre esteve ligada à história da humanidade. Podemos também destacar o rosto pintado dos povos originários do Brasil.   
 
Mas, o que é afinal a Maquiagem? Trata-se de substâncias químicas, que utilizamos na pele do rosto, seja para corrigir imperfeições, seja para colorir e ajudar no embelezamento, fato é que a gente não vive sem, ficou extremamente associada à autoestima feminina em nossos dias atuais. 
 
Inundando as Redes Sociais com vídeos, alçada ao status de obra de arte e sendo querida até pelas crianças, devemos saber de alguns cuidados, como o de retirar a maquiagem de noite porque se a gente dorme maquiada ou com qualquer tipo de impureza, poluição na pele, sem fazer a higiene adequada, aumentamos a chance de piorar nossa oleosidade.
 
Além disso, aquele pigmento vai gerar uma obstrução nos poros, e piora de quadros de cravos e espinhas. Este processo também pode resultar em inflamação; então, quem tem pele mais sensível pode desenvolver eczema, dermatite seborreica... Orientem os mais jovens!
 
A inflamação, oxidação também resulta em maior envelhecimento. Se você tem o hábito de dormir de maquiagem, saiba que isso pode acelerar o envelhecimento da pele. Não é recomendado para a saúde da pele.
 
Até o protetor solar com base, que usamos no dia a dia deve ser retirado por conta da impurezas e da radiação que recebemos.
`
Para fazer a limpeza: É muito importante fazermos a higiene adequada da nossa pele, de preferência com uma solução micelar, que vai fazer uma limpeza mais profunda, aplicada com algodão. Pode ser também um demaquilante ou um tônico, que tenha ação para limpeza. E, posteriormente, com um sabonete.
 
Vale lembrar que os produtos – tanto a solução quanto o sabonete – devem ser específicos para o seu tipo de pele. Quem tem a pele oleosa, deve procurar produtos para este tipo de pele. Quem tem pele seca, deve optar por produtos mais suaves.
 
Com essa limpeza adequada à noite, podemos reduzir esse contato dos produtos em excesso e os danos causados.
 
Dia e Noite: Pode existir uma diferença na pele naquela maquiagem aplicada de noite ou de dia. À noite, muitas vezes por questões hormonais, temperatura corpórea, acontece da pele absorver mais os pigmentos.
 
Para quem usa todos os dias, sem dar descanso para a pele, pode, sim, acontecer a piora de oleosidade, de cravos e espinhas na pele.
 
De uma forma geral, devemos optar por produtos mais leves. Evitar aquela base muito pesada todos os dias, pois isso pode interferir na saúde da pele, mesmo que você utilize só durante o dia.
 
Além da questão da limpeza da pele, para ajudar a retardar os danos do envelhecimento, é importante hidratar bem a cutis e procurar um dermatologista que vai indicar uma rotina de Skincare específica, que vai ajuda na renovação celular, contra o envelhecimento e também na diminuição da sensibilidade da pele. É muito importante este acompanhamento!
 
Sobre a Dra Priscilla Pereira: A Médica Dermatologista Priscilla Pereira (CRM 147255, RQE 50593) é de Juiz de Fora (MG). Mora em São Roque e atende em consultórios nas cidades de São Roque e Ibiúna. Atua em São Paulo, capital, para a realização de Transplantes Capilares. Médica formada na ‘Universidade Federal de Juiz de Fora’. Fez Residência Médica em Dermatologia pela ‘Universidade de Mogi das Cruzes’. Especialização em Tricologia, Cosmiatria e Laser pela ‘Universidade de Mogi das Cruzes’. Transplante Capilar ‘Barcelona Hair Clinic’. Especialista em Dermatologia pela ‘Sociedade Brasileira de Dermatologia’. É membro titular da ‘Sociedade Brasileira de Dermatologia’.
 
 
@drapriscilla_dermatologista
Agendamentos por WhatsApp: (11) 97834-5269

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.