12/04/2024 às 10h48min - Atualizada em 12/04/2024 às 10h48min

Instituto Qualiser e Qualiser Organização Contábil realizam semana de palestras sobre imposto de renda em São Roque e região

Fotos: Divulgação
Por Wanderlei Divino Antunes
 
O período de entrega da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física é um momento de dúvida para diversas pessoas. Pensando nisso, a Qualiser e o Instituto Qualiser realizaram nesta semana um ciclo de palestras voltadas para profissionais das classes de engenharia, arquitetura, agronomia e odontologia.
 
Nesta primeira semana, fomos recebidos na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Roque, Mairinque, Ibiúna, Alumínio e Araçariguama (ASSEA), localizada em São Roque, e também no Instituto de Aprimoramento Odontológico (IAO), na cidade de Sorocaba.
 
As palestras foram ministradas por Wanderlei Divino Antunes e Salex Andre Cocenza. O objetivo principal não era orientar os profissionais sobre como preencher suas declarações de imposto de renda, mas ajudá-los a compreender em qual contexto tributário se encontravam e além disso, por quê esses profissionais estavam neste contexto? Era o cenário ideal para eles? A ideia era provocar questionamentos, e encorajar uma investigação mais aprofundada sobre as questões tributárias relacionadas às suas áreas de atuação.
 
A declaração de IRPF é bem completa, ela vai além de colocar apenas rendimentos e deduções. Os profissionais descobriram que até mesmo suas ferramentas profissionais podem ser declaradas, como softwares e equipamentos especializados. O uso do Carnê-leão para profissionais autônomos e os diferentes tipos de tributação para empresas foi um tema que também gerou bastante discussão produtiva nas palestras. Restituições, pagamentos de imposto devido, empréstimos, heranças, dentre diversos outros assuntos foram abordados e explicados aos participantes que, por sua vez, também compartilharam suas dúvidas e situações que passaram.
 
O estilo e metodologia adotados nas palestras resultaram em avaliações intrigantes para nossa análise. Entre os comentários, os participantes destacaram a experiência como um “choque de realidade” e alguns comentaram “vou ficar a noite inteira acordado refletindo sobre isso”, entre outras reações marcantes.
 
Isso prova que a palestra atingiu seus objetivos principais: sensibilizar e provocar uma reflexão crítica nos participantes. É importante notar que, ao serem confrontados com novas perspectivas e informações que desafiam as suas percepções, os participantes são estimulados a repensar suas posições e atitudes em relação ao tema discutido.
 
Agradecemos a oportunidade as instituições que nos receberam. Ambas associações que agregam valor a profissionais e condicionam o desenvolvimento de profissionais cada vez mais ativos e preparados em diferentes áreas.
 
Wanderlei Divino Antunes entre outros, é: Contador (CRC 000191161/O-5), Jornalista (MTb Nº 0085052/SP), graduando em Gestão Pública, empresário, síndico e administrador de empresas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.