09/12/2015 às 09h31min - Atualizada em 09/12/2015 às 09h31min

O que levar em consideração ao mudar de cidade por causa do emprego

Da redação Foto: divulgação internet
Da redação Foto: divulgação internet

A palavra “mudança” pode assustar muitas pessoas, afinal, ela pode trazer diversas novidades, que geralmente são desconhecidas. Quando a mudança vem associada a um trabalho, a incerteza é ainda maior. Será que vale a pena sair da cidade e da zona de conforto, da proximidade dos amigos e do bairro para se aventurar em um outro lugar? Embora essa questão seja íntima, e cada um deve refletir sobre os prós e contras, todo mundo pode fazer alguns questionamentos para chegar a uma resposta final:

 

Emprego

Se o convite veio da empresa em que você trabalha, qual é a proposta? Caso seja ocupar um cargo melhor ou cumprir uma tarefa especial em outra cidade, essa pode ser uma excelente oportunidade para destacar o currículo. Se a ideia partir de uma empresa em que você ainda não trabalha, é importante pesquisar a reputação do local e o ambiente de trabalho, assim você saberá se terá chances de se desenvolver.

 

Mercado aquecido

Há quem aproveite a viagem a trabalho para mudar de vida e criar raízes. Se esse for o seu caso, observe se o mercado da cidade está aquecido, pois, caso seja necessário mudar de emprego, você não precisará retornar imediatamente ao antigo domicílio.

 

Impacto na rotina

Para quem é casado e tem filhos, a mudança pode gerar mais dúvidas. Caso a família também possa viajar, as novas experiências serão compartilhadas entre todos e isso trará ainda mais união. Com crianças pequenas, a mudança é ainda mais fácil, uma vez que elas se acostumam rapidamente a novos ambientes, como a escola.

 

Rede de contatos

Mudar de empresa e, principalmente, de cidade ajuda a aumentar o networking e as amizades. Mesmo que você seja tímido, certamente irá encontrar colegas interessantes, com quem pode trocar ideias, e companhias para conhecer a cidade nas horas vagas.

 

Nova cultura

O Brasil é repleto de paisagens especiais e viajar a trabalho é apenas mais uma oportunidade para quem quer mergulhar na cultura do País. Quem mora em São Paulo, por exemplo, não tem a mesma experiência e vivência dos moradores de Salvador ou Porto Alegre. Cada cidade e estado possui singularidades nos costumes, na culinária e na história que merecem atenção especial.

 

Deslocado

É normal se sentir deslocado no começo, por não conhecer muito bem o lugar, as pessoas e ter em mãos uma nova tarefa. Mas isso não deve ser um ponto desfavorável em relação à mudança. Pelo contrário, sair da zona de conforto ajuda a evitar a rotina, ganhar confiança para enfrentar desafios e é um atrativo no currículo.  

 

Dicas para fazer uma mudança tranquila

Confira se a empresa contratante irá fazer a mudança. Na maioria das vezes, é ela a responsável pelo pagamento do caminhão e da hospedagem, pelo menos nos primeiros dias. Ao contratar a transportadora, prefira as que compartilham o transporte com outros viajantes, pois isso ajuda a diminuir os custos.

 

Converse com a empresa para que ela possa ser a sua fiadora, assim será mais fácil alugar moradia na nova cidade. Se possível, solicite um seguro como garantia, para caso a experiência não valha a pena ou você tenha que voltar antes do previsto.

 

Na hora de fazer as malas, pense em quanto tempo pretende ficar. Mesmo que não tenha prazo indefinido, evite levar tudo o que tem e espere se adaptar ao novo endereço para buscar o que deixou. Caso seja necessário, deixe os seus pertences, como móveis e objetos, em um galpão seguro, conhecido como “self storage”.

 

Para aproveitar melhor essa experiência, evite comparar a nova cidade com a antiga e desfrute de cada momento. A internet e o celular são ótimas formas de diminuir a distância entre você e seus familiares e amigos, então, utilize esses recursos para manter contato.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.