13/09/2024 às 13h22min - Atualizada em 13/09/2024 às 13h22min

Saiba quais são as propostas dos candidatos a prefeito de São Roque

Nesta semana, Cabo Jean, Chumbinho e Guto Issa, os concorrentes ao Executivo da cidade, foram convidados a enviarem suas ideias sobre os temas Emprego e Revisão do Plano Diretor

Fotos: Reprodução
O Jornal da Economia abriu espaço para os candidatos a prefeito da Estância Turística de São Roque divulgarem suas propostas. Ao longo das próximas semanas, serão apresentados alguns temas e pedimos que cada candidato nos respondesse através de um vídeo gravado no formato horizontal (celular deitado) com no mínimo 1 minuto e no máximo 2 minutos para cada tema.

Nesta semana, Cabo Jean (PL), Chumbinho (Solidariedade) e Guto Issa (PSD), os concorrentes ao Executivo da cidade, foram convidados a enviarem suas ideias sobre os temas Emprego e Revisão do Plano Diretor. As perguntas foram: “O que pretende fazer para a geração de novos empregos?” e “Como pretende discutir as alterações do Plano Diretor?”.

Confira na íntegra a seguir as principais propostas dos candidatos em relação aos temas abordados.

Emprego

Cabo Jean: “Relacionado à geração de empregos, nós vamos criar um programa de desenvolvimento para São Roque. O que esse programa vai fazer? Ele vai trazer e proporcionar incentivos para as novas empresas no município de São Roque. Nós vamos facilitar que as novas empresas se instalem sem as burocracias.

Nós precisamos que os empreendedores venham com a tranquilidade e tenham serenidade para que os seus projetos sejam colocados em prática o mais rápido possível. Iremos implantar a cultura do empreendedorismo nas escolas. Iremos fortalecer a indústria do turismo nos diversos segmentos da cidade de São Roque!”.

Chumbinho: “Quando falamos em geração de empregos, temos também a responsabilidade de geração de novas rendas. E nessa questão de geração de empregos, a gente não pode esquecer a escola que nós estamos propiciando, fornecendo aos nossos jovens. Sabemos que a escola é o ponto de início na formação de qualquer cidadão, de qualquer profissional.

E hoje ainda temos muitas dificuldades com escolas sem professores em São Roque. Eu carrego comigo a experiência de já ter gerado tantos empregos na cidade de São Roque e me lembro de tantos jovens que passaram conosco que hoje já são até avós. Eu quero estar propondo um link, uma ligação entre esse aluno que sai do ensino fundamental, indo para o Instituto Federal, aproveitando um curso profissionalizante, onde ele vai acelerar a sua entrada no mercado de trabalho.

Eu sei o quanto esse primeiro emprego é desafiador na vida dos jovens e dos pais que querem ver seu filho bem encaminhado. E quero ser o prefeito que vai dar essa direção a essa juventude que desponta em São Roque. Eu sei os caminhos na busca, junto aos serviços sociais de SESI, SEBRAE, SENAI, SENAC, onde estarei buscando todos os dias cursos rápidos, profissionalizantes, que dê condições melhores a esses jovens.

Outra forma de oferecer uma melhora nessa geração de emprego e renda é oferecer um horário adequado nas creches, onde as mães poderão estar deixando seus filhos e indo buscar um outro serviço, quando a soma das duas rendas do pai e da mãe poderão ofertar a essa família uma renda melhor. Sei também das particularidades fiscais, onde o município poderá oferecer vantagem às empresas que aqui se estabelecerem e vou ser incansável nas buscas desses novos investidores para São Roque. Quero complementar dizendo que geração de emprego, renda, estudei bastante para falar para vocês que quero ser o prefeito de São Roque voltado para a satisfação. São Roque não pode ficar vivendo sendo uma cidade dormitório!”.

Guto Issa: “Minhas propostas são ampliar a qualificação profissional através do Programa Qualifica São Roque, criar a escola de gastronomia e do varejo, o Programa Primeiro Emprego e o Programa Segunda Chance de qualificação profissional e de emprego. Atrair novas empresas para o município, inclusive da indústria hoteleira. Outra proposta é também criar o novo distrito industrial e tecnológico de São Roque!”.

Plano Diretor

Cabo Jean: “Com relação ao plano diretor, nós vamos sim fazer a revisão. Eu sou favorável à revisão do plano diretor, mas de forma organizada, de forma que nós respeitemos os vários conselhos, que nós respeitemos a população, que nós façamos com que haja a participação popular. Aqui não tem que ter interesse em especulações imobiliárias.

Aqui tem que ter preservação, tem que ter garantia de que nós vamos crescer com responsabilidade e sustentabilidade. O plano diretor é necessário que seja revisado, mas com o maior cuidado possível para que nós não tenhamos aqui uma cidade crescendo de maneira desorganizada!”.

Chumbinho: “Quando falamos em revisão do plano diretor, falamos de algo que está atrasado na cidade de São Roque há mais de 10 anos. E esse atraso não pode ser compensado pela pressa com que esse prefeito tentou passar na Câmara dos Vereadores o projeto que a cidade renegou. Nós sabemos o quanto esse projeto colocado pelo prefeito foi maléfico à nossa cidade.

Projeto sem ouvir a população, sem realizar audiências públicas. Teve o seu processo suspenso por uma determinação da Justiça, por uma ação movida por moradores da nossa cidade. Sabemos o quanto essa proposta vai atingir o meio ambiente e a nossa vocação turística.

E nesta posição, quero deixar bem claro, vamos propor já em 2025 as audiências públicas, não para cumprir protocolos, mas para deixar nossa população sabedora, discutindo onde será impactado todas as alterações necessárias. Vamos discutir com todos os moradores em todos os bairros os impactos dessa alteração proposta e deixá-los todos sabedores de como vamos fazer São Roque para o futuro. Dentre algumas propostas que vamos colocar nesse novo projeto, nessa nova revisão, quero dizer que quero criar em São João Novo, no caminho que liga com Araçariguama, um novo polo industrial, onde vamos unir indústria e tecnologia, oferecendo naquele espaço que hoje contempla vários sítios e fazendas desabitadas, é um novo contexto de industrialização, um novo contexto de urbanização, levando para esse local novas propostas de moradia, escola e postos de saúde.

Vamos criar bolsão para moradia popular em São Roque, em locais a serem explorados, onde já temos a união da saúde, a escola e o transporte público, e com isso poder atingir as 2.500 famílias que já estavam catalogadas em estudos passados, que precisam de moradia para São Roque. Sei da responsabilidade do prefeito nesta conduta e não vou permitir que a nossa cidade, a nossa Mata Atlântica, seja entregue à especulação imobiliária!”.

Guto Issa: “Pretendo discutir as alterações do plano diretor com a sociedade. O plano diretor vai ser discutido no Núcleo Gestor em audiências públicas por todo o município!”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.