08/03/2024 às 12h05min - Atualizada em 08/03/2024 às 12h05min

Saúde bucal feminina: saiba a importância dos cuidados preventivos

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (08), falar sobre os cuidados da saúde bucal elevam a autoestima e a saúde no geral

Fotos: Divulgação
Por Dra. Gabriela Zambuzi

O sorriso é a curva mais bonita das mulheres e isso já sabemos, mas algumas curiosidades sobre a saúde bucal delas é algo que precisamos nos atentar.

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (08), falar sobre os cuidados da saúde bucal elevam a autoestima e a saúde no geral. As mulheres passam por fases diferentes no decorrer da vida, gerando uma mudança hormonal nessas distintas fases, como: puberdade, gravidez, menopausa, entre outras alterações.

A enfermidade mais comum é relacionada a doenças gengivais, que são uma infecção causada por bactérias e geralmente não apresenta dores, mas muda a coloração. Muitas vezes, as mulheres demoram para procurar o profissional e a doença já está em estágio mais avançado.

As informações que devemos nos atentar são relacionadas principalmente ao uso de contraceptivos que podem gerar gengivites, sendo um efeito colateral ao usar o medicamento. Pacientes gestantes, o aumento de hormônios e uma mudança na alimentação podem causar inflamações nas gengivas, deixando mais sensíveis e avermelhadas. Sendo assim, as mulheres devem fazer o pré-natal odontológico também para acompanhar toda a gestação.

A terceira idade também sofre alterações, perda óssea, menopausa, onde pode aumentar o número de medicamentos a serem tomados diminuindo fluxo salivar, algumas perdas dentárias causando gengivas mais sensíveis e focos infecciosos.

A prevenção se inicia na higienização básica: uso de cremes dentais com flúor, escova de dentes macia e uso do fio dental, mas o acompanhamento regular com um cirurgião dentista por todas as etapas da vida para estabelecer a saúde bucal, funcionalidade e estética.

Gabriela Zambuzi
Dra. Gabriela Zambuzi é formada em Odontologia, especializada em Ortodontia e atua na Odontoclinic, primeira rede de franquias de clínicas odontológicas do Brasil. Natural de Minas Gerais, a profissional mora e trabalha em São Roque desde 2018.

Sobre a Odontoclinic
A Odontoclinic é a primeira rede de franquias de clínicas odontológicas do Brasil. A empresa procura inovar tanto no jeito de atender, quanto nas soluções que oferece em todas as áreas da odontologia. A Odontoclinic cuida de todos os públicos, desde crianças até idosos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.