21/07/2023 às 12h45min - Atualizada em 24/07/2023 às 00h00min

10 anos sem Dominguinhos: Gabriel Grossi e Arismar do Espírito Santo anunciam álbum de homenagem com single “De Volta Pro Aconchego”

“Domingou” será lançado em breve pela gravadora Biscoito Fino

Daniel Corrêa
Fernando Okabe

Dois dos mais renomados representantes da música instrumental brasileira, Gabriel Grossi e Arismar do Espírito Santo, unem seus talentos em uma emocionante homenagem a um dos grandes mestres da música nordestina, Dominguinhos. O álbum "Domingou" é o resultado desse tributo, trazendo uma seleção de 15 músicas, sendo 12 composições do próprio Dominguinhos, duas dedicadas a ele por Arismar e uma faixa composta em estúdio, fruto da colaboração entre Arismar e Gabriel, que empresta seu nome ao disco. Como ponto de partida para este projeto, os músicos lançam o single "De Volta Pro Aconchego", que já está disponível nas principais plataformas musicais.

Ouça "De Volta Pro Aconchego": https://orcd.co/devoltaproaconchego

Com o apoio da gravadora Biscoito Fino, o álbum é lançado próximo a uma data significativa: 23 de julho marca o aniversário de dez anos da partida de Dominguinhos. Essa iniciativa é uma forma de manter a chama viva da obra desse ícone da música brasileira, conhecida por sua pluralidade, inventividade e atemporalidade no cancioneiro popular.

A escolha estratégica de "De Volta Pro Aconchego" como single de divulgação se deve ao poder emocional da canção, que atravessa gerações e conquista o coração dos brasileiros ao falar sobre amor. Essa composição, fruto da genialidade de Dominguinhos e da sensibilidade do letrista Nando Cordel, ganha agora uma emocionante versão instrumental com gaita e baixo, interpretada por Gabriel Grossi e Arismar do Espírito Santo, uma parceria inédita registrada neste álbum.

A história por trás de "De Volta Pro Aconchego" é tão envolvente quanto o próprio título. Durante um almoço, Dominguinhos compartilhou com Nando Cordel uma briga que teve com sua esposa e como ansiava em voltar para casa, a qualquer custo. Foi nesse momento que ele revelou a linda melodia da música, que retrata a saudade de um amor e o reconfortante calor de um beijo da pessoa amada.

A temática universal da música ressoou nos corações de todo o Brasil. Lançada como tema de abertura da novela "Roque Santeiro" em 1985, "De Volta Pro Aconchego" conquistou o primeiro lugar nas paradas de rádio e permaneceu presente nos ouvidos dos brasileiros por mais de um ano, com a marcante interpretação de Elba Ramalho.

Nessa homenagem singular, Gabriel Grossi e Arismar do Espírito Santo revisitam e reinventam a obra de José Domingos de Morais, o Dominguinhos, utilizando seus talentos na gaita e no baixo. Esses virtuosos músicos proporcionam uma experiência única para os ouvintes, recriando as composições de Dominguinhos de forma criativa e emocionante, o que eles carinhosamente chamam de "zabumbaixo" e "fole de boca". Além disso, Arismar também demonstra sua habilidade no violão e piano, enquanto Gabriel se destaca na harmônica baixo.

A motivação para essa imersão profunda na obra do mestre veio da admiração e amizade pessoal e profissional que ambos nutriram por Dominguinhos. Gabriel Grossi e Arismar do Espírito Santo não apenas compartilharam palcos e gravações com o artista, mas também o conheceram intimamente, compreendendo profundamente a essência desse gênio da música brasileira. Essa conexão emocional os impulsionou a transformar todo esse sentimento em música, prestando-lhe uma reverente homenagem.

"De Volta Pro Aconchego" é um tributo tocante que já está disponível em todas as principais plataformas de música, anunciando o lançamento do álbum "Domingou". Essa obra única celebra a riqueza e o legado deixado por Dominguinhos, mantendo viva sua memória e influência na música brasileira.

Ficha técnica:
Gabriel Grossi: Harmônica e harmônica baixo
Arismar do Espírito Santo: Baixo, violão e piano

Gravado, mixado e masterizado no Studio Araras por Sérgio Lima Neto

Fotos e vídeos: Fernando Okabe

Capa: Eduardo Serra
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.