Nesta quarta-feira, 27 de julho, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção à acidentes de trabalho, e a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, reforça a importância de uma reflexão sobre a maneira que os ambientes e processos de trabalho podem influenciar a saúde, bem como a qualidade de vida e bem-estar de seus funcionários.
Os profissionais que atuam na concessionária recebem constantemente diversos treinamentos e simulações de situações de risco, os quais reforçam o uso correto dos equipamentos de proteção e das barreiras de controle, proteção e suporte, de acordo com o nível de exposição de cada intervenção que será executada.
As ações internas realizadas pela empresa impactam diretamente na execução segura das atividades e na vida dos funcionários, comunidades e na qualidade dos serviços prestados.
“Na Saneaqua, realizamos inspeções em campo para acompanhar de perto os trabalhos críticos e assegurar que os procedimentos preventivos de segurança sejam aplicados. Dessa forma, controlamos os riscos e garantirmos a segurança dos funcionários e clientes”, destaca Diego Silva, Gerente Regional de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Saneaqua.
Alinhadas aos padrões internacionais de segurança, a concessionária conta com a implementação de oito regras de ouro que regem todas as operações e etapas do trabalho executado pelos seus profissionais.
Recentemente a empresa lançou uma campanha para prevenção de incidentes com mãos e pés. Intitulada como "OPA! Tudo pronto e em segurança?", a iniciativa conta com diversas ações internas de conscientização como paradas de segurança, blitz, e orientações sobre o uso adequado das ferramentas e equipamentos, assim como das medidas de proteção, reforçando os cuidados com os pés e as mãos durante as atividades operacionais.
Dentre os principais tipos de incidentes que envolvem os pés e mãos no ambiente de trabalho, estão: prensamentos, batidas, perfurações, cortes, torções; e as principais causas são o uso de ferramentas inadequadas e/ou em mal estado de conservação, na execução de serviços.
“Manter ambientes e processos de trabalho saudáveis é uma responsabilidade compartilhada entre empregadores e funcionários na Saneaqua. É essencial que os nossos funcionários estejam em segurança e com a saúde preservada”, reforça Diego.