O Festival de Alcachofra, que costuma acontecer durante a Expo São Roque, que esse ano não será realizada devido à pandemia da covid-19, tem seu momento específico em alguns estabelecimentos gastronômicos que ficam localizados na Rota do Vinho. O festival começou no dia 12 de setembro nos restaurantes e vai até o dia 15 de novembro, proporcionando uma grande variedade de pratos, pastéis, sorvetes, congelados, conservas e a flor “in natura”.
A planta “in natura” é nativa do mediterrâneo e possui diversas classificações, com relação ao tamanho e a florada que foi colhida, o que faz ter uma variação de valor, levando em conta que, geralmente, as flores são vendidas por unidade. Além disso, são ricas em vitamina A, C e B2, cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio e com poucas calorias.
Além da alcachofra, o vinho também é bastante apreciado em meio a esses festivos que ocorrem na cidade. Uma matéria exibida pela TV TEM mostrou na última semana que o consumo da bebida cresceu em uma média de 30% nos últimos meses. A repórter Ariane Flores visitou vinícolas de São Roque e apresentou que, mesmo em época de pandemia, a produção e venda da bebida estão sendo muito promissoras em 2020 para os empresários do município.
“As pessoas estão ficando mais em casa, então os casais, as famílias, consomem mais vinho. Tanto que houve um aumento do consumo histórico nacional e nós batemos o recorde”, disse o presidente do Sindusvinho, Fernando Aparecido Leite à TV TEM.