03/09/2020 às 18h28min - Atualizada em 03/09/2020 às 18h28min

O arquiteto: o maestro do seu projeto

Foto : unsplash.com

Os projetos de arquitetura são documentos muito importantes para a concretização da sua casa de sonho, desenvolvidos pelo maestro do seu projeto, o arquiteto.

Os projetos são compostos por várias fases sequenciais, que evoluem com a pormenorização dos diversos trabalhos que compõe uma edificação.

 

Os arquitetos desenvolvem propostas elaboradas para cada Cliente, num conceito personalizado e forma inovadora. O objetivo é criar espaços que se ajustem à sua realidade e expectativas.

Mas antes de falarmos um pouco mais sobre a escolha dos acabamentos e materiais, vamos descrever um pouco as etapas de um projeto de arquitetura e restantes passos para a construção.

 

5 Passos para obter a sua nova casa – trabalhando com o arquiteto

 

1- Tudo inicia com uma reunião de briefing.

É neste momento que apresentará as suas necessidades e expectativas, para que o projeto seja desenvolvido para si. Se for construção nova, importa ir visitar o terreno. Se for uma remodelação, faça uma visita ao seu apê ou casa com o arquiteto.

 

2- No desenvolvimento do projeto, durante o seu estudo inicial, serão produzidos desenhos, perspectivas dos espaços, layouts e até simulações tridimensionais. Aqui começa o seu mundo a ser transformado, vai ver ideias que nunca lhe passariam pela cabeça!

Caso o seu projeto necessite de licenciamento de obras você vai precisar de colocar os projetos para aprovação técnica de entidades. Mais uma vez o arquiteto será de especial ajuda, pois vai coordenar todos os projetos necessários.

 

3- Após a apresentação das ideias, e debate das mesmas o projeto executivo final é concretizado, onde a busca pelos materiais, acabamentos, texturas, cores que vão materializar o seu projeto e construção.

Após a definição total, passa-se então para a consulta de orçamentos, para que se possa antever os custos e ainda realizar os ajustes finais para a concretização.

 

4- A contratação dos fornecedores e executantes de trabalhos de construção civil, é ainda uma fase muito relevante para que o projeto que concretizou, seja executado na perfeição, não descorando a qualidade do mesmo.  Certifique que a obra corre dentro do prazo, com a execução de um bom planeamento. Aqui um profissional de gerenciamento da obra ou de reforma pode ajudá-lo, e muito!

 

5- Após estas fases pode então pensar na decoração da casa. A escolha de objetos como almofadas, quadros, vasos, vão deixar a sua nova casa linda e convidativa para todos os visitantes e moradores.

 

Arquiteto

O papel do arquiteto é cada vez mais transversal às várias obras, estando interligado com todos os elementos que contemplam uma edificação. Ele está atento aos espaços, layouts, coordena as especialidades de estruturas, de infra-estruturas de redes, as questões lumínicas e ainda a parte da decoração.

Se a ajuda é importante no momento do planeamento e na elaboração do projeto, não menos relevante é no acompanhamento da obra, isto porque o arquiteto se torna o maestro das decisões, pois dele advêm as ideias e a coordenação das várias disciplinas, para a concretização da edificação ou remodelação de interiores.

A procura por criar espaços impactantes, construções que deslumbram pela sua luz e pela conjugação das formas, são também as sensibilidades do arquiteto.

 

 

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.