O ministro da Educação, Abraham Weintraub, informou na tarde desta quinta-feira (18) que deixou o cargo. Weintraub fez o anúncio em um vídeo publicado no seu canal no YouTube, no qual aparece na companhia do presidente Jair Bolsonaro. O ministro disse que sua saída está atribuída a um convite para assumir um cargo de direção no Banco Mundial, recomendação que de acordo com Weintraub foi referendada pelo presidente.
Abraham disse que “nos próximos dias” passará o cargo para seu substituto, “interino ou definitivo”. Segundo informações do Portal CNN Brasil, até o momento, o mais cotado para chefiar o MEC é o secretário nacional de alfabetização, Carlos Nadalim.
De acordo com Weintraub, com a indicação para o Banco Mundial, ele e seus familiares poderão ter “a segurança que hoje” estaria deixando-o “preocupado”, embora não tenha detalhado as razões de tal preocupação.
O vídeo em que Abraham Weintraub divulga sua demissão, intitulado “Palavras do Coração”, chega ao fim com um abraço entre o ministro e Bolsonaro. Ele foi o 11º nome a ser trocado no primeiro escalão do governo federal em um ano e meio de mandato do presidente.