Professores protestaram durante o desfile cívico em comemoração a independência do Brasil, realizado neste domingo, dia 7 de setembro. O grupo de manifestantes compareceu a celebração portando camisetas pretas e protestaram contra o decreto municipal 8.002, emitido no dia 22 de agosto 2014 com o objetivo de disciplinar gastos do executivo. O mesmo decreto já havia sido revogado no dia 4 de setembro.
Mesmo com a revogação, o grupo insistiu com a manifestação e compareceu ao evento. “Não concordamos com o decreto e ponto, isso não é justo com a nossa categoria”, afirmou um dos manifestantes ao site São Roque Notícias,
O grupo convidour diversas pessoas para comparecerem de preto no desfile, porém a maior parte dos funcionários públicos e professores não aderiram ao movimento e compareceram ao desfile unicamente como espectadores. “Nós professores temos que dar exemplo, fazer o que fizeram não foi o correto, o desfile não é o momento para isso”, disse uma professora também ao site São Roque Notícias.
Durante o seu pronunciamento antes do desfile, o Prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, foi vaiado pelos grupo protestante. Daniel afirmou em seu discurso que que o repasse de recursos aos municípios no setor de educação caiu muito, o que fez muitas prefeituras reduzir os custos.