27/08/2014 às 08h54min - Atualizada em 27/08/2014 às 08h54min

Cinco equipamentos que podem ajudar a organizar sua loja virtual

A tendência das lojas virtuais representam uma boa maneira de começar um negócio lucrativo e com investimentos iniciais de custo relativamente baixo. O otimismo desse setor do mercado se reflete nos números positivos apresentados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que prevê um faturamento de R$39 bilhões para 2014. O valor representa um crescimento de 26% na comparação com 2013.

Entretanto, apesar da menor quantidade de materiais exigidos para a manutenção desse tipo de negócio, diversos equipamentos podem auxiliar e ampliar a organização interna dos serviços da loja online, já que com a expansão da loja certas ferramentas são necessárias tanto para a organização quanto para o próprio controle de circulação das mercadorias. Saiba 5 equipamentos e iniciativas que otimizam o funcionamento das lojas virtuais.

Equipamentos fotográficos

A ausência de vitrines e a distância entre o produto e o comprador representaram, inicialmente, uma das principais barreiras estabelecidas pelos e-commerces. Por esse motivo, uma das maneiras mais eficientes encontradas pelas grandes lojas foi buscar a melhor maneira de visualizar o objeto desejado. As fotografias de vários ângulos do produto favorecem a compra e tornam o objeto mais desejado pela maioria das pessoas que acessam o site. As fotos podem ser até mesmo inovadoras e trabalhadas como uma forma de marketing, com modelos ou colocando o produto em seu ambiente de uso.

Entregas sustentáveis

O tema da sustentabilidade hoje deixa de ser uma preocupação de algumas empresas específicas e cada vez mais está presente na organização dos recursos e ferramentas de qualquer empreendimento. No caso das lojas online, uma boa maneira de agregar esse conceito no funcionamento do negócio é buscar parcerias com modelos de entrega sustentável, que usam bicicleta, por exemplo. Isso pode ser feito tanto de maneira inHouse, através da criação de um setor específico para isso, ou da prestação de serviço de empresas especializadas no ramo. Disponibilizar a escolha desse tipo de frete melhora também a visibilidade e aproximação dos clientes em relação à marca.

Desenvolvimento de tecnologia

Pode parecer óbvio, mas o aprimoramento dos recursos operacionais de tecnologia desse tipo de loja deve ser constante. Muitas vezes problemas na hora da compra e da escolha dos produtos pode ser resolvido com o monitoramento do funcionamento do site e de um melhor sistema de busca e recomendação de produtos. Os equipamentos tecnológicos também são essenciais para o contato com o cliente e a visão que ele estabelece desse comércio. Com o ritmo frenético estabelecido pelas inovações constantes do mercado, é necessário estar sempre atualizado em relação às novidades disponíveis para aprimorar cada vez mais e de forma constante.

Impressora de etiqueta

A economia de recursos está presente na escolha de elementos corretos que agreguem funções essenciais para o funcionamento da empresa. Essa função deve estar aliada com a formação visual da marca, já que a loja deve estabelecer também sua presença entre os compradores. A impressora de etiqueta é uma ferramenta que auxilia a estabelecer a identidade visual da empresa e torná-la identificável por seus possíveis compradores. Ela profissionaliza o negócio e é uma maneira prática, econômica e rápida de padronizar os produtos com o tom autoral da marca. Além disso, elas podem estar aliadas a leitores de código de barras e no cadastro em sistema, possibilitando a organização e controle dos produtos que entram e saem dos estoques da loja.
 

Dispositivos para organização

Os estoques são a parte mais importante do e-commerce. Sobre eles é necessário ter o controle dos produtos disponíveis e das promoções oferecidas no site da loja. A tarefa pode ser simples no começo, mas com o crescimento do e-commerce ela se torna cada vez mais complicada e pode gerar diversos problemas até mesmo na entrega ao cliente e reposição dos pedidos. Assim, a melhor maneira é manter tudo de maneira organizada e catalogada. Para isso existem tanto formas de cadastramento através de dispositivos eletrônicos, mas o mais importante é ter um estoque organizado com fácil acesso aos objetos e de simples visualização e consulta. Para isso prateleiras, gaveteiras e divisórias são essenciais para conseguir manter a ordem dentro do estoque.


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