13/06/2014 às 09h33min - Atualizada em 13/06/2014 às 09h33min

Turismo permanece forte em São Roque

O município vem recebendo grande fluxo de turistas durante todo o ano

O Dia do Turista, indivíduo que movimenta consideravelmente a economia mundial, é comemorado nesta sexta-feira, 13.  De acordo com um estudo feito pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), de 2013, o setor contribuiu com 9,5% para a economia global. No Brasil, os números apontam que a contribuição do setor para o país equivale a 9,2% do PIB, o equivalente a R$ 443,7 bilhões.

Mas, como anda o Turismo na cidade de São Roque? Quais suas principais características? Segundo Roque Gabriel Rodrigues, diretor do departamento de Cultura e Turismo da Estância Turística de São Roque, o turismo família é o mais presente no município. “As pessoas vem em fim de semana, permanecem menos de 24 horas aqui. Mas não deixa de ter também o turista de hospedagem”.

Questionado sobre qual atrativo está em grande destaque na cidade, Roque acredita que a gastronomia está sendo mais forte do que o já tradicional vinho. “A culinária portuguesa e italiana são as que mais estão em ascensão na cidade”. O diretor também destaca os pontos turísticos que já tem no município e que chamam a atenção dos visitantes, como a Igreja da Matriz e Morro do Saboó, e conta que a prefeitura vem investindo há alguns anos na infraestrutura turística, onde “o principal recurso é do Departamento de Apoio de Desenvolvimento das Estâncias - DADE, do Governo do Estado de São Paulo”, relata.

Quanto ao departamento de Cultura e Turismo, pelo qual é o responsável, Roque Rodrigues diz que se tem organizado vários eventos, além do apoio aos que são realizados em função do calendário oficial, como o Carnaval, Teatro de Páscoa, Festa das Nações, Mostra e Exposição das Orquídeas, Festa de Agosto, entre outros.

Cláudio Góes, presidente do Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque - Sindusvinho, conta que o setor de turismo se encontra em uma linha crescente. “Não vemos mais aquela sazonalidade para concentração de turistas, vemos durante todo o ano um bom fluxo do setor. E isso nos causa a preocupação de manter a qualidade do serviço e das atrações turísticas”.

Rogéria de Moraes, assistente administrativa da vinícola XV de Novembro, compartilha da visão de Cláudio Góes de que agora existe um movimento do setor de turismo durante todo o ano, mas acredita que ainda há de ser melhorado. “Deveria haver um agrupamento de toda cidade de São Roque quanto ao turismo, porque não existe apenas o Roteiro do Vinho. O comércio também tem que estar participando disso”, conta. “Às vezes os turistas procuram por coisas que só tem no centro da cidade, mas o comércio se encontra fechado dependendo do dia”.

Já para Claudio Góes, não há muito que ser melhorado, sugere apenas que as empresas se mantenham organizadas e ofereçam treinamento para seus funcionários conseguirem receber e administrar o fluxo de turistas. “O governo tem que continuar ajudando em manter a infraestrutura e as entidades ligadas ao setor precisam estar atentas, tomando os devidos cuidados para que o bom turismo no município permaneça”, conclui.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.