21/05/2014 às 13h57min - Atualizada em 21/05/2014 às 13h57min

Arquiteta Paisagista renomada, 'filha de São Roque', participa de projeto junto a Prefeitura Municipal

Rosa Grena Kliass é são-roquense, filha de José Alembick, considerada uma das Paisagistas mais importantes na história do Paisagismo brasileiro moderno e contemporâneo

São Roque recebeu, neste último sábado, dia 17, Rosa Kliass, renomada Arquiteta Urbanista.

Rosa Grena Kliass é são-roquense, filha de José Alembick, considerada uma das Paisagistas mais importantes na história do Paisagismo brasileiro moderno e contemporâneo. Possui vários projetos premiados e suas obras são de projeção internacional. Entre seus vários projetos paisagísticos e de desenho urbano, podemos citar como dos mais significativos o desenho do Vale do Anhangabaú e, mais recentemente, o projeto do Parque da Juventude, ambos em São Paulo.

Sua visita faz parte de um projeto da Prefeitura da Estância Turística de São Roquepara a recuperação da memória histórica do Município.

A agenda de sábado contou com um percurso pela cidade na companhia da Arquiteta, passando pelos locais da vivência de Rosa em sua juventude. Ela destacou diversos aspectos únicos de cada espaço por onde passou; discorreu sobre como era a vida na cidade anos atrás e as diferenças que encontra hoje.

Após um agradável almoço na companhia de seus amigos Zé do Nino e Nilda Maluf, o dia se encerrou com uma conversa aberta aos arquitetos urbanistas da região no evento “Jardins de Rosa”, organizado pela ASSEA –Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Roque, Mairinque, Ibiúna, Araçariguama e Alumínio.

A presença de Rosa Kliass em São Roque e sua colaboração inestimável para a construção da memória da cidade e para os estudos sobre o desenvolvimento urbano do municípioresulta dos esforços dos Arquitetos Alexandre Mamede, Aline de Lucia e Paulo Mazzaro, técnicos da Prefeitura Municipal,e contou com o apoio da ASSEA e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo.

Rosa falou da importância de espaços como a Praça da Matriz e a Praça da República (em seu tempo reconhecida como o ‘Jardim’ da cidade) e ressaltou o papel central do Cine São José na vida urbana de São Roque à época. Suas considerações foram registradas e comporão material para desenvolvimento de estudos e trabalhos no município.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.