09/05/2014 às 14h16min - Atualizada em 09/05/2014 às 14h16min

Reforma no Posto de Saúde de Dona Catarina melhora atendimento e amplia acesso

Referência no atendimento básico da região, o Posto de Saúde de Dona Catarina funciona com equipe completa do Programa de Saúde da Família.

Servidores do Posto de Saúde da Equipe de Estratégia em Saúde da Família, em Dona Catarina, atestam a melhoria do atendimento nessa unidade desde o término das reformas na unidade no início de 2014. Além da troca de telhado, portas, janelas e piso, todo o espaço foi readaptado com a construção de rampas de acessibilidade e reforma de banheiros.

Edvaldo Rodrigues da Silva, coordenador da unidade, relata que as reformas foram concluídas em janeiro deste ano e, desde então, o trabalho tem decorrido com mais organização e agilidade. “Com a instalação das divisórias para isolar as especialidades os serviços ganharam privacidade e hoje contamos com salas de vacina, inalação, curativo, reunião e até espaço para os agentes comunitários. A qualidade do atendimento melhorou muito”, afirma.

O coordenador faz questão de lembrar que a implantação da rampa de acesso à unidade e a adaptação do banheiro para deficientes também facilitaram a receptividade e o acolhimento dos pacientes no posto de Saúde que, atualmente, atende a uma população de cerca de 4 mil pessoas, com uma demanda diária de cerca de cinquenta munícipes.

Essa unidade de saúde atende pacientes de diversos bairros da região de Dona Catarina como São José, Olhos D’Água, Paineiras, Granja Bonji, Granja Hamatake, Condomínio Barão da Castelo, São Marcos, Príncipe de Valles,  parte do Cristal e loteamentos como Concremix, Neno, Recanto Verde e  Benzenex.

Saúde da Família

Referência no atendimento básico da região, o Posto de Saúde de Dona Catarina funciona com equipe completa do Programa de Saúde da Família, com um médico generalista, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e dois técnicos de enfermagem. Neste domingo, 11 de maio, ocorre a etapa de provas do Processo Seletivo para a contratação de agentes comunitários de saúde que atuarão em diversos bairros de Mairinque. Para o Posto de Saúde da Equipe de Estratégia em Saúde da Família, em Dona Catarina serão direcionados oito agentes comunitários.

Contratempos

 A reforma do PSF de Dona Catarina, por iniciativa da administração anterior, teve início em julho de 2011 por meio de um convênio com o Ministério da Saúde. No final do mesmo ano as obras foram paralisadas devido a irregularidades como, por exemplo, a não apresentação das medições mensais que a empresa realizava para receber o repasse financeiro da obra. Outra falha diz respeito às alterações no projeto inicial, o que bloqueou o pagamento para a empresa terceirizada.

 A administração Binho Merguizo assumiu a empreitada com apenas 32% do total da obra realizada. Em 2013 a nova administração retomou as obras e contratou a mesma empresa para retomar os trabalhos de reforma. No início de 2014 o PSF foi entregue totalmente reformado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.