20/03/2014 às 08h53min - Atualizada em 20/03/2014 às 08h53min

Três casos de dengue são confirmados em bairros da cidade de São Roque

A administração municipal informou que os agentes responsáveis pelo combate aos focos de larvas não conseguiram entrar nas residências nos últimos dias

Em três bairros da cidade de São Roque foram identificados casos de dengue, sendo que dois deles foram contraídos no próprio bairro. São eles, Junqueira, Jardim Meny e Vila Santa Isabel. A Prefeitura do município, através de nota enviada ao Jornal da Economia, faz um apelo para que os moradores dessas localidades e bairros próximos eliminem todo e qualquer possível criadouro do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.  

A administração municipal ainda informou que os agentes responsáveis pelo combate aos focos de larvas não conseguiram entrar nas residências nos últimos dias ou por não haver ninguém em casa ou por não serem atendidos.

Está em tramitação o Projeto de Lei 18-L, de autoria do vereador Guto Issa. Na última sessão foi discutido também o parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação referente ao projeto, que visa à autorização da entrada de agentes de combate a endemias em imóveis particulares fechados ou abandonados para verificar e eliminar focos do mosquito transmissor da dengue.  “São Roque corre o risco de ter uma epidemia de dengue com três casos confirmados dentro do município, ou seja, são pessoas que não saíram da cidade. Esse projeto permite os agentes entrarem em imóveis fechados e assim, eliminar os focos e evitar mortes pela doença”, disse o autor.

“Outro problema é que muitas vezes as pessoas não deixam os agentes entrarem nas suas residências”, levantou o vereador Rodrigo Nunes. O parecer contrário foi derrubado e o projeto pode agora seguir em frente para entrar na pauta da Câmara em breve.

Outros bairros nos quais a população corre o risco de contrair a doença são o Centro, Jardim Mosteiro, Santo Antônio, Paisagem Colonial, Campininha, Jardim Conceição e Jardim Brasil. A Prefeitura alerta que os moradores desses bairros listados também devem estar atentos aos locais com água parada em vasos de flores e plantas, assim como pneus e garrafas. Importante também é prestar atenção em ralos, bandejas de geladeira, aparelhos de ar condicionado e calhas obstruídas.

De acordo com a Prefeitura, nos últimos 70 dias, 32 pessoas apresentaram os sintomas da doença na cidade e até agora sete casos foram confirmados (três importados e quatro no município) e outros cinco podem ter resultado positivo nos próximos dias. A Vigilância Epidemiológica não descarta que os resultados que vão chegar desses cinco que estão sendo aguardados (se forem confirmados positivos) sejam das áreas ao entorno ou mais próximas dos bairros Jardim Meny, Junqueira e Vila Santa Isabel. Assim casas, comércios, clubes, centro esportivos devem urgentemente nessa região eliminar os criadouros e ainda abrir as portas para os agentes após identificá-los. Nesta semana começa uma nova ação.

Sintomas e onde procurar atendimento 

As pessoas que sentirem os sintomas da dengue devem procurar o setor da Vigilância Epidemiológica de São Roque na Unidade Central de Saúde II que fica na Rua Alfredo Salvetti, nº 129 – Centro São Roque próximo à Rodoviária. Neste local os resultados dos exames são mais precisos. Informações pelo telefone 4784-4963. Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; Febre alta (39° a 40°C), fortes dores de cabeça; Perda do paladar e apetite; Náuseas e vômitos; Tonturas; Indisposição; Extremo cansaço; Moleza e dor no corpo; Muitas dores nos ossos e articulações.

A redação do JE foi informada que a cidade de São Roque terá a partir de segunda-feira, 24, diversas ações contra dengue no município. O programa está inserido dentro da Semana Estadual de Mobilização contra dengue. De segunda até sexta-feira, 28, ocorrerão ações educativas e de orientação nas praças da cidade. A população será informada sobre a prevenção ao contágio da doença O tema é “Afaste o perigo da dengue eliminando os criadouros do mosquito”. Segundo o Serviço de Controle de Zoonoses, o objetivo das ações é a divulgação de sinais e sintomas de dengue e orientação para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Veja a programação:

Dia 24 – Tenda com atividades e distribuição de materiais informativos na Praça da Matriz;

Dia 25 – Orientação e distribuição de materiais informativos na praça do Bairro São João Novo;

Dia 26 - Orientação e distribuição de materiais informativos na praça do Bairro Maylasky;
Dia 27 - Orientação e distribuição de materiais informativos no posto de saúde Bairro Goianã;
Dia 28 – Distribuição de materiais informativos nas escolas.

As atividades ocorrerão das 10:00 às 15:00h

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.