27/08/2015 às 17h20min - Atualizada em 27/08/2015 às 17h20min

5 opções para financiar a compra de um imóvel

Da redação Foto: Reprodução Internet
Da redação Foto: Reprodução Internet

Numa fase em que a economia do mundo continua turbulenta, e no Brasil não foge a regra, tendo ainda o espectro do desemprego a condicionar as decisões de afectação de recursos, o processo de compra de imóveis de muitas famílias é uma grande incerteza. Comprar um imóvel trata-se de um processo que muda uma vida, pode significar a independência, como pode ser uma mudança substancial em prol de uma nova vida, como a mudança para uma nova região devido a um novo emprego ou para uma nova escola, ou para a faculdade ou inclusive para fugir à turbulência das grandes cidades. Independentemente das motivações, o que importa é reconhecer que comprar casa é uma prioridade da maioria das famílias e neste artigo vamos apresentar opções para financiar a compra de um imóvel, especialmente numa fase em que os juros subiram de 8,80% para 9,45% e a redução do percentual máximo para financiar um imóvel pelo Sistema Financeiro da Habitação e Sistema Financeiro Imobiliário foi de 80% para 50% e de 70% para 40% respetivamente.

Pagar diretamente à construtora

Ao pagar diretamente à construtora estará a cortar em custos de transação para a parte final da comercialização de imóveis, o que lhe permitirá poupar em alguns custos e consequentemente não sentir tanto o peso do valor do imóvel.

Entrada

Crie um valor de entrada para poder ter maiores possibilidades de financiamento. A grande pressão proveniente dos bancos resulta do valor a emprestar, os bancos têm grande desconfiança devido à quantia a emprestar, daí que os juros cobrados inibem as atitudes de compra de muitas famílias. Uma entrada ajuda a garantir confiança por parte do banco e você terá mais facilidade de obter o valor emprestado.

Financiamento privado

O financiamento privado é uma opção a recorrer quando os bancos estão menos dispostos a conceder empréstimos, mas cuidado, avalie sempre as taxas de juro propostas, por vezes consegue boas oportunidades, mas também se não avaliar bem as situações pode correr o risco de cair nas mãos de usurários. Faça sempre as simulações necessárias para poder tomar as melhores opções possíveis a nível de orçamento.

Minha Casa Minha Vida

Se a sua renda é até 5 mil reais por mês, você tem direito a este programa de financiamento para imóvel. Terá ajuda na entrada, prazos de financiamento, taxas de juro, tudo mediante o seu orçamento. Mas lembre-se que este programa só se aplica a imóveis novos, como por exemplo os que pode encontrar em https://siteimovel.com/venda/sp/barueri/cat-apartamentos, quando procura por apartamentos a venda em Barueri.

Programas habitacionais

É o programa mais vantajoso, mas precisamente por todas as vantagens que oferece, é o mais difícil de obter. Lembre-se que por ser um programa financiado pelo sector público é o mais procurado pelas famílias, daí que você irá competir provavelmente contra milhares de famílias quando se candidatar, daí que este pode ser o plano A, mas só se você tiver um plano B e também um plano C, porque a probabilidade de ser escolhido para um programa habitacional é muito baixa. Mas para tentar a sua sorte, dirija-se sempre à Secretaria de Habitação do seu estado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.