30/06/2015 às 14h21min - Atualizada em 30/06/2015 às 14h21min

Dicas para economizar energia da geladeira

Texto: Aline Matos - Foto: Reprodução / Internet
Texto: Aline Matos - Foto: Reprodução / Internet

Este ano a maior parte dos brasileiros se deparou com uma incômoda realidade: a água pode acabar. A falta de chuvas fez os reservatórios chegarem a baixos níveis e várias cidades tiveram que repensar a maneira como utilizam esse recurso natural, a fim de evitar uma grande crise hídrica. Como a maior parte da energia elétrica brasileira provém das usinas hidrelétricas, o agravamento dessa situação poderia ocasionar ainda problemas no fornecimento de energia.

Diante disso, é importante usar a água de maneira consciente, pois ela é um recurso indispensável para a execução de várias tarefas e para o consumo. Outra vantagem de poupar é a economia doméstica, que pode ser observada já nos primeiros meses após a mudança de comportamento. A geladeira costuma utilizar bastante energia, pois fica ligada o tempo todo, porém, algumas medidas podem ajudar a economizar energia gasta com esse eletrodoméstico, confira!

Selo Procel

Na hora de comprar um novo modelo de geladeira, o ideal é optar por uma que tenha o selo Procel de Economia de Energia Classe A, pois isso significa menos gastos com energia para refrigerar os alimentos. Atualmente, a maioria das geladeiras são vendidas com esse selo.

Local bem ventilado

A função da geladeira é refrigerar comidas e bebidas, sendo que se houver algum empecilho, isso é, se o eletrodoméstico ficar próximo a um local quente, ele precisará de mais energia para manter a temperatura baixa. Em virtude disso, é importante deixar a geladeira longe do fogão, do micro-ondas e a certa distância da parede. Além disso, também é fundamental deixar alimentos quentes esfriarem antes de colocá-los na geladeira.

Degelo periódico

Se a geladeira não for do modelo frost free, que faz o degelo automático, é indicado fazê-lo periodicamente para evitar o acúmulo de gelo em seu interior. Apesar de parecer que o eletrodoméstico está trabalhando bem, na verdade isso prejudica seu desempenho.

Termostato

Durante o inverno, é aconselhável regular o termostato da geladeira para aproveitar as temperaturas baixas. Assim, ela terá um pouco menos de trabalho do que nos dias quentes, gastando menos energia.

Evitar usar a parte traseira

Hábito bastante popular, secar roupas atrás da geladeira pode ser útil no momento, afinal, as pessoas fazem isso quando estão com pressa, porém, essa atitude prejudica o bom funcionamento do eletrodoméstico.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.