15/03/2013 às 09h52min - Atualizada em 15/03/2013 às 09h52min

Há 30 anos, Mário Luiz tomava posse para o segundo mandato

No dia 15 de março de 1983, o engenheiro Mário Luiz Campos de Oliveira tomava posse como prefeito de São Roque para exercer o segundo mandato.

No dia 15 de março de 1983, o engenheiro Mário Luiz Campos de Oliveira tomava posse como prefeito de São Roque para exercer o segundo mandato. O primeiro foi entre os anos de 1960 a 1963.
    Candidato a prefeito pelo PMDB, Mário Luiz teve uma estrondosa vitória em uma eleição com voto vinculado. O eleitor era obrigado a votar em candidatos de um mesmo partido para os cargos de governador, deputados federal e estadual, senador, prefeito e vereador. 
Mário Luiz, que tinha Zito Garcia como vice, somou 15.083 votos (68,28% dos votos válidos) superando cinco adversários. Foram três candidatos do PDS (partido do governo): Newton Bastos (1.789), Donaldo Lopes (1.524) e Pedro Costa (731). O PT teve as candidaturas de Mario Antonio Judica (284) e Dimas Ferreira de Carvalho Júnior (259).
A eleição foi no dia 15 de novembro e a nova administração teve um grande desafio logo no dia da posse. Uma tempestade atingiu São Roque causando muitos estragos, inundando vários pontos da cidade como o Jardim Guaçú, Vila Aguiar (o campo do Paulistano ficou sem condições de jogo por vários meses) e Jardim Bandeirantes, principalmente a avenida do mesmo nome onde os moradores já estavam acostumados com as enchentes, mas que naquele momento também sofriam com os problemas causados por um asfalto de péssima qualidade. Somente o lado ímpar era pavimentado. A outra pista nem sequer existia.
     A segunda administração do prefeito Mário Luiz começou com um ato simbólico que a foi um mutirão popular para a limpeza do Largo dos Mendes. O local tinha sido motivo de brigas políticas e judiciais no início dos anos 80 quando o ex-prefeito Quintino de Lima pretendia construir ali o terminal rodoviário. A obra começou e parou, ficando os ferros retorcidos da fundação e muito mato.
    Mário Luiz assumiu com ampla maioria na Câmara. Dos quinze vereadores treze eram do PMDB: José Carlos Baroni Garcia (Zé Balaio, o mais votado com 792), Domingos Sarti Filho (Bé, 721), José Antonio Sanches Dias (718), Nagib Mana (700), Mário Luiz Sabbatini (685), João Perez Gasques Filho (655), Antonio Carlos Pereira Rios (566), Durival Cantamessa (522), Guido Guazelli (509), Luiz Roberto Soares (505), Ademar Marreiro e Celso Miguel (ambos com 476). A oposição (PDS) elegeu apenas três vereadores, Paulino Pereira (319), Dijalmo Rodrigues (251) e Mauro Antonio de Góes (241).
    A administração teve grandes investimentos nas áreas de Saúde, Educação e Saneamento Básico. Em 1983, São Roque tinha apenas duas escolas municipais de educação infantil inauguradas com o nome de parquinhos justamente no primeiro mandato de Mário Luiz e localizadas na Praça da República e Bandeirantes. Ao deixar o governo em março de 1989 (foram seis anos de mandato), a cidade tinha mais de vinte EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil), além da construção do acesso à Castello Branco, Terminal Rodoviário e a compra da Brasital, entre outras obras.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.