13/12/2016 às 12h09min - Atualizada em 13/12/2016 às 12h09min

Ar condicionado não precisa ser vilão da conta de luz

Confira dicas para garantir um verão sem calor e sem pesar o bolso

Da Redação Foto divulgação
Da Redação Foto divulgação

A estação mais quente do ano já começou a dar sinais ainda na primavera. Com altas temperaturas, os últimos meses foram de calor e muita umidade, resultando em dias chuvosos e abafados. Especialistas em meteorologia confirmam que o verão deve ser típico, com termômetros nas alturas e precipitações dentro de uma média histórica.

Dias extremamente quentes costumam ser muito incômodos. Por isso, é preciso buscar alternativas para garantir não apenas o conforto, mas também a saúde, já que é uma estação propícia a desidratações. Ventiladores são bons aliados, mas o recurso torna-se limitado em dias de calor intenso. Nestes, não há outra alternativa senão o ar condicionado, aliado durante o verão, mas considerado o vilão da conta de energia elétrica.

É possível usar ar condicionado sem gastar muita energia?

Com certeza! Aparelhos de ar condicionado com consumo elevado ainda existem, mas estão longe de serem unanimidade. Na hora de comprar, é possível dar preferência a modelos econômicos e igualmente eficientes. E a redução do custo pode vir ainda de outras maneiras, como a correta configuração e a manutenção dos periféricos. Confira algumas dicas:

Mantenha os filtros limpos; Durante o uso, permaneça com todo o ambiente fechado. Nada de portas e janelas abertas; No caso dos equipamentos de parede, mantenha a parte externa protegida dos raios solares; Não obstrua as saídas de ar; Prefira equipamentos com termostato Use ar condicionado a 25 graus com o ventilador ligado para otimizar o frescor sem gastar muito

 

Qual modelo de ar condicionado comprar?

Vai depender, principalmente, do tamanho do ambiente no qual o aparelho será instalado. Dispositivos com baixa potência podem até refrescar um cômodo grande, mas terá o compressor usado por mais tempo, gastando energia elétrica.

Para uso residencial, os fabricantes sugerem o ar condicionado de 550W/5.500 BTU/h (ambientes pequenos) até 3.230W/30.000 BTH/h (cômodos grandes). Todos os detalhes de consumo de cada dispositivo pode ser conferido, também, nos sites da Procel(procelinfo.com.br) e do Inmetro (inmetro.gov.br).

 

Como calcular o gasto do seu ar condicionado

Levando em consideração a potência, é possível, ainda, estimar o custo na conta de energia no fim do mês, que pode ser de aproximadamente R$ 50, mas chegar a R$ 300. O resultado é obtido por meio de uma matemática simples, em que é possível identificar quantos Kwh será gasto mensalmente com o ar condicionado.

 

A fórmula é: a potência (W) - multiplicada pelo número de horas/dia – multiplicada por 30 dias – dividida por 1.000. Por exemplo: um aparelho de 550W, usado diariamente por oito horas, gastaria ao fim do mês 132 Kwh. Mas como o compressor não é acionado a todo o momento, é possível ainda reduzir em 30% este valor, o que daria cerca de 92 kwh/mês.

 

Dica valiosa: aparelhos Inverter são bem mais econômicos

Consomem menos os aparelhos de ar condicionado com tecnologia Inverter, já que alcançam a temperatura escolhida de forma mais rápida. Os modelos mais antigos chegam a este objetivo fazendo uma oscilação constante entre o ar frio e o ar quente, acionando o compressor mais vezes e por isso consumindo mais energia.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.