29/11/2013 às 09h31min - Atualizada em 29/11/2013 às 09h31min

São-roquenses planejam como gastar o décimo terceiro

O salário extra foi instituído no Brasil pela lei 4.090, de 13 de junho de 1962, durante o governo de João Goulart

A tão esperada gratificação de natal, popularmente conhecida como décimo terceiro, agrada muito trabalhadores em todo país. O salário extra foi instituído no Brasil pela lei 4.090, de 13 de junho de 1962, durante o governo de João Goulart, garantindo que o trabalhador receba o correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado, ou seja, um salário a mais no final de cada ano.

Seja trabalhador doméstico, rural, urbano ou avulso, todo cidadão com carteira de trabalho assinada tem direito à gratificação. Quinze dias de serviço já é o suficiente para que o funcionário passe a ter direito de receber o décimo terceiro salário. Aposentados e pensionistas do INSS também devem receber.

O cálculo do décimo terceiro salário é feito da seguinte forma: divide-se o salário integral do trabalhador por doze e multiplica-se o resultado pelo número de meses trabalhados. As horas extras, adicionais noturnos e de insalubridade e comissões adicionais também entram no cálculo da gratificação. Se o trabalhador tiver mais de quinze faltas não justificadas em um mês de trabalho ele deixa de ter direito ao 1/12 avos relativos àquele mês.

Muitos usam o dinheiro com o intuito de comprar presentes de natal para familiares e amigos, outros usam para passar bem o réveillon, em uma festa ou uma viagem. Ainda há aqueles que aproveitam o dinheiro para economizar ou para saldar dívidas acumuladas durante o ano. A equipe do Jornal da Economia saiu pelas ruas de São Roque e lançou a pergunta para os cidadãos: “Como você irá usar seu décimo terceiro salário?”. Confira abaixo algumas respostas!

Júlio Ferreira – “Estou ansioso no aguardo do meu décimo terceiro. Neste ano vou pegar férias em dezembro e vou aproveitar o dinheiro extra para viajar com a família. Por enquanto o destino é o Guarujá!”.

 

Camila Pedroso da Silva – “A prioridade é pagar algumas contas, mas com certeza vou reservar uma parcela pra passar o réveillon na praia. Primeiro a responsabilidade, depois a diversão!”.

 

Mariana Barros (à direita) e Vera Golçalves (à esquerda) são amigas e trabalham juntas na Agroverde São Roque. Uma diz que vai gastar o dinheiro comprando presentes para a família e os amigos “A parte que sobrar vou usar para viajar, fazer uma visitinha pra minha irmã que mora em outra cidade”, explica Mariana. Já Vera acredita que irá gastar o décimo terceiro inteiro com presentes. “Tenho cinco sobrinhos e mais um tanto de amigos. É possível que ainda falte dinheiro pra presentear todos”, brinca.

 

Rodrigo Henrique Teixeira – “Vou comprar presentes para os sobrinhos, para a minha filha e o restante vou gastar em tralha de pescaria para curtir o final de ano pescando!”.

 

Bruno Rodrigues da Silva – “Meu décimo terceiro já foi antes de chegar! Gastei pagando as contas. A gente sempre planeja algo para fazer com o dinheiro, mas quando chega na hora, aperta e acaba não sobrando. Principalmente devido à faculdade de publicidade que estou bancando!”.

 

 

 

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.