07/10/2016 às 10h37min - Atualizada em 07/10/2016 às 10h37min

Prefeitura de São Roque corta horário de atendimento e exonera funcionários após eleição

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

A menos de uma semana após as eleições, a Prefeitura de São Roque tomou duas ações polêmicas e que causaram comoção na população municipal. A primeira foi o corte no horário de atendimento a população oferecido pela administração municipal, que passa a ser das 08h30 as 12h30. Entretanto a medida mais polêmica foi a exoneração imediata de diversos cargos.

Segundo a prefeitura de São Roque, as medidas foram tomadas devido à queda de arrecadação da cidade, bem como a diminuição de repasses do estado e federação, obrigando a administração municipal a realizar cortes de custos para não deixar de atender a população em outras áreas. “Essas medidas se mostram necessárias, para que o município siga contando com serviços essenciais nas áreas da saúde, educação, segurança e manutenção” afirma a comunicação em nota enviada a imprensa.

A redução da carga horária já tinha ocorrido em outubro do ano passado, gerando muita polêmica na região, entretanto a exoneração de cargos deixou a população chocada. Nossa redação entrou em contato com a Prefeitura de São Roque para tentar saber quantas pessoas foram exoneradas de seus cargos e como isso irá afetar o serviço prestado até a população, mas até o momento não houve resposta.

A informação que chega a nossa redação é a de que mais de 200 pessoas tenham sido exoneradas, entretanto esta informação ainda não foi confirmada. Entretanto apesar de ainda não ser divulgado o número de dispensas e o impacto disso nos serviços oferecidos ao povo de São Roque.

Dilema com a Brasital

Os cursos oferecidos pela Brasital seria um dos setores mais afetados. A administração já havia cancelado tomado a decisão de suspender temporariamente os cursos e oficinas artísticas do centro,  decisão, que já havia se espalhado pelas redes sociais causou revolta na população, visto que os cursos oferecidos pela Brasital são as únicas ações que estimulam a cultura em nosso município em uma relação que inclui centenas de alunos e os profissionais que ministram as aulas. Nossa redação chegou a receber uma nota de repúdio a ação por parte dos profissionais que ministravam cursos na Brasital, que afirmam que foram comunicados na manhã desta quinta-feira (06) sobre  a quebra de contrato e a interrupção de todos os cursos culturais.  

Segundo uma das professoras que atuava no centro, a notícias foi dada sem qualquer haviso prévio aos profissionais que atuavam nos cursos. “No meu caso, que estou fora da cidade, tudo que me resta é receber pelo WhatsApp um comunicado avisando que os cursos foram cortados e que não haverá mais aulas, o que significa que não tive nem mesmo tempo de avisar meus alunos sobre o cancelamento. Acho uma falta de responsabilidade, pois eles apenas tomam a decisão e isso sai na mídia antes mesmo deles avisarem os professores para que eles possam comunicar os seus alunos”, afirmou uma das professoras que ministrava aulas na Brasital e que preferiu que seu nome não fosse divulgado. Entretanto, segundo nota enviada nesta sexta-feira (07) a nossa redação, após reunião entre a direção do departamento e a equipe de finanças, na manhã desta sexta, a prefeitura reavaliou a situação e decidiu que os cursos oferecidos pela Brasital seguirão sendo oferecidos.

Nossa redação continuará a questionar a prefeitura sobre o impacto dos cortes de pessoas e ações promovidas pela atual gestão para que possamos repassar a população a real situação enfrentada pela população de São Roque.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.