30/09/2016 às 13h47min - Atualizada em 30/09/2016 às 13h47min

Eleições 2016: E agora São Roque?

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação

São Roque decidirá seus representantes no próximo domingo, dia 02 de outubro, durante a realização das Eleições Municipais de 2016. Para ajudar você cada, querido leitor, a conhecer um pouco mais sobre cada um daqueles que pleiteiam o  governomunicipal, entrevistamos todos os candidatos a Prefeito, primeiro em uma conversa com eles na época de pré candidatura onde apresentamos sua história e trajetória na cidade. Após esta fase conversamos novamente com eles em uma série de entrevistas ao vivo, realizadas através de nossa página no Facebook abordando especificamente os seus planos de governo para a cidade, caso eleito.

As entrevistas de pré-candidatura podem ser acompanhadas em nosso portal on-line e as entrevistas sobre as propostas ainda podem ser vistas em nossa página no Facebook.

Agora chegamos ao momento decisivo da verdade e assim, preparamos uma  matéria com um pequeno histórico de cada um dos candidatos e suas principais propostas para o governo de São Roque, baseados nos depoimentos de cada um deles durante as entrevistas cedidas a este veículo de comunicação. Deixamos claro que este pequeno histórico não representa de maneira alguma a trajetória de cada um dos políticos e muito menos retrata a totalidade de suas propostas de governo para o município, servindo apenas para que você conheça um pouco mais sobre a visão de cada um deles para a cidade.

Claudio Góes (PSDB) / Vice: Professor Weber (PCdoB)

Cláudio nasceu e foi criado em São Roque, na região de Canguera e embora seja formado em contabilidade, começou a atuar desde cedo no ramo administrativo, trabalhando na vinícola de sua família, que produz os famosos Vinhos Góes. “Atuo nesta área há 22 anos e hoje, com 52, pude obter muita experiência no ramo administrativo, sempre com muita luta e muita paixão pelo trabalho”, completou o empresário que também já foi  Presidente do Sindicato dos Vinhos e Vice-presidente da Associação das Indústrias de São Roque, Alumínio, Araçariguama e Mairinque - Aisam.

Proposta para Turismo / Cultura:Investir nas belezas naturais da cidade, como o Morro do Saboó, Mata da Câmara e Planalto Verde. Desenvolvimento da Brasital, unindo turismo e cultura, além de fomentar a região central do município. Implantação da viagem turística da Maria Fumaça.

Proposta para a Saúde:implantação de Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME), através de parceria com o Governo do Estado, para que a cidade realize procedimentos de baixa complexidade, como cirurgias de catarata e trabalhos ortopédicos.

Proposta para a Educação: Trabalhar com a valorização do profissional do ensino, para que este se sinta motivado a desempenhar seu papel.

Proposta para Habitação: Realizar um estudo para entender as necessidades do município, em relação a sua própria topografia, para a instalação de pequenos núcleos habitacionais com estrutura a sua população e sem prejudicar o meio ambiente.

Proposta para Emprego: Atrair as empresas de pequeno e médio porte através do oferecimento de uma infra-estrutura adequada e a geração de mão de obra capacitada através de cursos profissionalizantes.

Proposta para Segurança: Ampliação da Guarda Municipal e implantação de um atendimento local para que as chamadas sejam direcionadas ao município, ao contrário do que é feito atualmente com o 190.

Daniel de Oliveira Costa (PMDB) – Vice: Dr. Kimura

Nascido em São Roque Daniel de Oliveira Costa, conhecido como Daniel da Padaria é o atual governante da cidade, exercendo o primeiro mandato entre os anos de 2013 a 2016. Empresário conhecido na região, este afirma que decidiu se candidatar a reeleição para dar continuidade a um projeto que já está em andamento sob sua gestão na cidade. “Quero dar continuidade ao trabalho que iniciei. Nossa cidade vive um momento em que vislumbramos uma visão de futuro muito próspera”, afirmou a nossa redação.

Proposta para Turismo / Cultura:Investir no turismo, com a ampliação dos serviços de hotelaria, gastronomia e hospedagem em algumas regiões. Transformar a Brasital em um centro cultural e trazer mais eventos do setor para a cidade, fomentando o turismo na região central.

Proposta para a Saúde: Reforçar o atendimento oferecido nas UBS e no programa médico da família. Continuar com a parceria com a FENAESC na Santa Casa, expandindo a estrutura do hospital para a implementação de setores específicos para o atendimento da criança, da mulher, do idoso, do centro cirúrgico e maternidade.

Proposta para a Educação: Investir em atividades extra curriculares, como música e educação no trânsito, oferecendo uma educação mais completa aos alunos. Também continuar com o programa merenda self-service.

Proposta para Habitação:Construir conjuntos habitacionais para a população. Construção de 180 casas no Jardim Ponta Porã, no distrito de Mailasqui.

Proposta para Emprego e Desenvolvimento Economico:Trazer empresas para São Roque, preparando a cidade para que forneça a infra-estrutura para estes novos empreendimentos, que irão absorver a mão de obra local, gerando mais empregos.

Proposta para Segurança:Ampliação e melhoria dos equipamentos da Guarda Municipal. Criar a Guarda Municipal Ambiental.

Luiz Guilherme (PSOL) – Vice: Elaine Tagliassachi

Luiz Guilherme tem fortes laços políticos em São Roque, como seu pai, o ex-prefeito Mario Luiz Campos de Oliveira, além do parentesco com o também ex-governante municipal Gentil de Oliveira. Formado em engenharia de alimentos, atuou durante muitos anos em sua profissão e no ramo empresarial, exercendo também cargos do Executivo durante a administração de seu pai e também trabalho no Turismo e Desenvolvimento Econômico durante a gestão do ex-prefeito Efaneu Nolasco Godinho.

Proposta para Turismo / Cultura:

Promete investir no setor com  projetos ousados, como a elaboração de um centro de  entretenimento na Pedreira de São Roque, que ofereceria diversas atividades. Reativação do projeto turístico para o Trêm Maria Fumaça. Realizar uma grande revitalização da Brasital, fortalecendo  a cultura em São Roque.

Proposta para a Saúde:Construção de um hospital municipal, que teria três mil metros quadrados e deve ser realizado em quatro anos, ao custo de R$ 10 milhões.

Proposta para a Educação:Mudanças estruturais no setor, para que o Diretor de Educação Municipal, seja escolhido pelos próprios funcionários que atuam no setor, estreitando os laços entre Executivo e os profissionais de educação. Aumentar os recursos municipais na área de educação para 27,5%.

Proposta para Habitação:Preparar a infra-estrutura para que a cidade possa criar uma geração de conjuntos habitacionais de forma progressiva e atendendo a demanda do município. 

Proposta para Emprego:Trazer novas  empresas, mas principalmente investir nas companhias são-roquenses, fomentando na área industrial localizada as margens da Castelo Branco e no próprio turismo gerando novas oportunidades de trabalho. 

Proposta para estrutura política:Reduzir os trabalhos terceirizados pelo município, fomentando o trabalho público para que cuide de trabalhos como a administração da Santa Casa e obras realizadas na cidade, alémde  utilizar frota de veículos próprias.

Marquinhos Chula (PSB) – Vice: João Paulo de Oliveira

Marquinhos Chula nasceu e foi criado em São Roque. Já foi vereador, presidente da Câmara  e é uma figura conhecida dentro do quadro político do município, onde  disputou a eleição para a prefeitura em 2012. “Construí uma carreira política, fui eleito vereador no ano de 2000 e me reelegi em 2004 e 2008, na época com 1944 votos, o que me torna o legislador mais votado da história deste município. Essa história mostra o meu trabalho e acredito que com este histórico, aliado a minha experiência, estou apto a exercer o cargo de governante de São Roque”, afirmou.

Proposta para Turismo / Lazer:Fomentar o turismo na região central e revitalizar a Brasital. Construir uma área de lazer no Largo dos Mendes, criando um centro onde a comunidade possa aproveitar. Construir uma arena multiuso no local onde se localizava a antiga quadra municipal.

Proposta para a Saúde: Romper a parceria com a Organização Social FENAESC, retomando a administração da irmandade para a Prefeitura. Equipar os postos de saúde e farmácias dos bairros.

Proposta para a Educação:Criar uma secretaria de Educação que seja amparada por uma comissão que também atue na área, para que o debate sobre as necessidades da educação sejam valorizadas, além de investir no profissional do setor.

Proposta para a Estrutura Política:Reduzir o número de cargos comissionados não pertencentes a funcionários da Prefeitura, ocupando estas vagas com funcionários concursados do próprio governo.

Proposta para Emprego:Unir turismo a vinda de indústrias para que a mão de obra são-roquense tenha oportunidades, com empresas não poluentes que possam agregar mão de obra. Qualificar a força de trabalho do município.

Proposta para Segurança:Ampliação e melhoria da Guarda Municipal.

Nader Lamas (PPL) – Vice: Pastor Ivonildo

Dr. Nader, viveu até os 19 anos na cidade, quando decidiu seguir a carreira de médico e se mudou para o Rio de Janeiro para realizar o curso de medicina. Após se formar Dr. Nader voltou a capital paulista onde continuou a se aperfeiçoar na área médica, também viajando para o exterior para completar sua especialização. Quando voltou a São Roque passou a atuar na área, também iniciou sua carreira política, onde estabeleceu candidaturas para Vereador e Deputado Federal . “Tenho 30 anos de profissão na área médica, mas também tenho experiência na área da saúde pública não apenas municipal mas no âmbito federal”, afirmou.

Proposta para Turismo / Cultura:Maior incentivo a atraçõesturísticas, não apenas as áreas já estabelecidas, mas também na região central.

Proposta para a Saúde: Devolver a administração da Santa Casa a irmandade, para que ela  administre sozinha. Construir um hospital municipal que passaria a ser gerido com os recursos que hoje são direcionados para a Santa Casa.

 Proposta para a Educação:Expandir a qualidade do sistema educacional, ao trazer a educação física novamente a grade obrigatória de ensino. Zelar pela qualidade do conhecimento transmitido aos alunos através de um acompanhamento e amparo ao trabalho do professor e tratar da vivencia do aluno dentro da escola, com a valorização da qualidade da merenda escolar.

Proposta para a Estrutura Política:Criar secretarias ao invés das diretorias que hoje existem no governo municipal, otimizando sua atuação pois cada peça do governo passa a ter suas próprias responsabilidades e verbas para executar suas funções.

Proposta para Emprego:Incentivar a vinda de empresas para a cidade, gerando emprego de qualidade para a população, investindo na localização privilegiada  da cidade, entre duas das maiores rodovias do Brasil (Castelo Branco e Raposo Tavares) e oferecendo infra-estrutura as empresas.

Proposta para Segurança:Ampliação e melhoria da Guarda Municipal.

Ricardo Rios (PPS) – DR. James Munhoz

RicardoRios  é natural de São Roque e começou a trabalhar desde os 15 anos, no escritório de contabilidade de sua família, onde desenvolveu uma carreira bem sucedida no ramo da contabilidade, estando a frente dos negócios da família, mas também no ramo educacional, lecionando a disciplina de Ciências Contábeis há mais de 10 anos na FAC São Roque.

Proposta para Turismo / Cultura:Investir no turismo como vocação da cidade, com foco nas atrações naturais do município, atuando para que o comércio trabalhe em parceria com as atrações do município e fomentando a atuação turística da cidade. 

Proposta para a Saúde:  Intensificar a rede de postos de saúde. Restabelecer o diálogo com os municípios vizinhos e com o Governo do Estado para transformar a Santa Casa em um hospital regional, onde conseguiremos trazer verbas estaduais para auxiliá-la, além de abrir espaço para a vinda de novas especialidades médicas

Proposta para a Educação:Transformar as escolas do município em instituições de ensino por período integral, criando atividades para a grade escolar que auxiliem a formação de cidadãos, como empreendedorismo e educação financeira.

Proposta para a Estrutura Política:Criação de secretarias, otimizando os trabalhos em cada setor e garantindo que verbas destinadas a campos importantes, como a educação, sejam gastos inteiramente no setor.

Proposta para Emprego:Investir na vinda de empresas não poluentes e no turismo para a geração de empregos. Realizar parcerias com instituições de ensino para a criação de pólos tecnológicos também está nos planos de governo de Ricardo, para que sejam criados estágios para os jovens e atraiam indústrias não poluentes ao município, que agreguem a mão de obra local. 

Proposta para Segurança:Ampliação e melhoria da Guarda Municipal. Implantar um sistema de monitoramento e inteligência para a cidade, com a instalação de câmeras de vídeo para  auxiliar muito na prevenção da segurança municipal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.