13/09/2016 às 16h49min - Atualizada em 13/09/2016 às 16h49min

Candidatos a Prefeitura de Mairinque tem candidatura impugnada por Justiça Eleitoral

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução/Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução/Internet

Dois candidatos a Prefeitura de Mairinque tiveram suas candidaturas impugnadas pela Justiça Eleitoral Municipal. Geovana Souto (PSB) e Toninho Gemente (PRP) tiveram seus registros de candidatura indeferidos pelo Juiz Eleitoral da 131 Zona Eleitoral, Flávio Roberto de Carvalho.

Gemente teve sua candidatura impugnada, devido à rejeição das contas municipais referentes a um dos anos sobre o qual exerceu seu mandato como Prefeito de Mairinque, quando teve suas contas rejeitadas tanto pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, quanto pela Câmara de Mairinque.  “Mas não é só, a desaprovação por parte do Tribunal de Contas e confirmada pela Câmara Municipal, trouxe três fatos graves e que diversamente do afirmado pelo impugnado, duas delas se consideram como atos dolosos de improbidade, no caso, a ausência de inscrição de débitos em divida ativa e desvio de verbas orçamentárias destinadas a educação para festejos carnavalescos”, afirma a decisão eleitoral.

Em entrevista a nossa reportagem, Gemente afirmou que esta tranqüilo com relação à decisão do Cartório Eleitoral Municipal, pois a decisão contraria o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TER) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Gemente também afirma que a rejeição de suas contas são referentes ao ano de 1992, processo que foi arquivado pelo Ministério Público, pois o órgão não teria constatado nenhum dolo ao erário público. “Não sofro nenhuma ação por improbidade e tão pouco por processo criminal ou criminal eleitoral. Por tanto estou, como sempre estive, tranqüilo com relação a minha candidatura ao governo de Mairinque”, afirmou.

O candidato também afirmou que irá protocolar um recurso no TRE e que acredita que seu pleito será aceito. Confira a entrevista completa abaixo.

Já a decisão que impugnou Geovana Souto (PSB), teve como base a condenação que também impugnou sua candidatura a prefeitura mairinquense na disputa eleitoral passada. Nas eleições de 2012, quando era presidente da Câmara Municipal de Mairinque, Geovana participou da inauguração de creche no bairro de Moreiras quando faltavam aproximadamente de três meses para as eleições municipais, dando início a um processo que cassou sua candidatura para o processo eleitoral da época.

Em entrevista ao jornalista Vander Luiz, Geovana afirmou que irá recorrer da decisão e que continuará com sua campanha.  “Fiquei muito surpresa com a decisão do juiz, pois foi o mesmo que julgou o processo de 2012, que cassou a minha candidatura a Prefeitura de Mairinque, mas não aplicou a pena de ilegibilidade, portanto eu posso sair como candidata ao governo mairinquense. Nossos advogados já estão recorrendo da decisão. Vamos continuar com nossa campanha e vamos vencer as eleições. Não tenho dúvidas sobre isso”, afirmou a candidata.

Confira a entrevista da candidata através do link.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.