03/06/2016 às 10h18min - Atualizada em 03/06/2016 às 10h18min

Viação São Roque tem um mês para regularizar serviços oferecidos à população

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

A Viação São Roque, empresa responsável pelo transporte público municipal de São Roque tem um mês para regularizar seu atendimento à população de São Roque, segundo informações da prefeitura.

 Já realizamos diversas reportagens sobre o assunto e até mesmo chegamos a embarcar em alguns ônibus para acompanhar de perto os problemas enfrentados pela população que utiliza este serviço.

O  Jornal da Economia tem recebido constantes reclamações sobre o serviço oferecido pela empresa, como a moradora do bairro Marmeleiro, Sebastiana Aparecida do Carmo Lene, que afirmou a nossa redação que a empresa não informava os munícipes sobre mudanças de horário nas linhas, prejudicando os usuários. “Acabamos perdendo o horário do trabalho muitas vezes. Deveria haver, ao menos, um comunicado nos ônibus informando a alteração do horário e o porque da mudança”, afirmou.

Além do não cumprimento de rotas e horários, outro ponto muito abordado pelas denuncias que chegavam a nossa redação dizia respeito ao estado dos ônibus, que eram muito velhos e que muitas vezes acabavam quebrando ou colocando em risco a segurança dos passageiros, devido a problemas básicos, como pneus em mau estado. “É um descaso contra o povo de nossa cidade, que usa transporte coletivo. Já pagamos um absurdo na passagem para um ônibus que não tem nenhum tipo de segurança”, afirmou o morador Andre Fellipe Fermiano.

Para saber mais sobre as providencias que estariam sendo tomadas nesta situação, nossa reportagem procurou a Prefeitura de São Roque. Em entrevista ao Jornal da Economia, o Diretor de Planejamento e Meio Ambiente de São Roque,  Sérgio de Angelis, informou que o setor assumiu efetivamente o monitoramento do transporte público em outubro de 2015, quando iniciou uma pesquisa minuciosa sobre a situação do transporte público de São Roque.

Agentes foram enviados para percorrer os trechos e avaliar a situação dos ônibus, confirmando que o trabalho desempenhado pela empresa na cidade não estava em ordem. “Confirmamos que a maioria das reclamações tinham fundamentos, onde descobrimos que a situação do ônibus não estava de acordo com o estabelecido em contrato e que não estava havendo o cumprimento de algumas rotas e horários, principalmente”, afirmou Sérgio.

Procurando solucionar o problema

Após a realização de uma vistoria oficial, representantes da Prefeitura de São Roque e da Viação São Roque se encontraram no início de maio para falar sobre a situação. Um relatório de mais de 80 páginas foi apresentado pela administração a empresa, que se comprometeu a solucionar os principais problemas apresentados em um prazo de dois meses.

Deste modo ficou estabelecido que até o início de julho a empresa teria que resolver os principais problemas de sua atual frota, regularizando a segurança e conforto dos ônibus, com a substituição de pneus, peças defeituosas e bancos dos veículos, além do cumprimento total das rotas e horários. Caso seja comprovada que a empresa não cumpra as solicitações, a prefeitura  tomará as medidas cabíveis, como multas e até mesmo o rompimento do contrato.

Quando questionado sobre as dificuldades em um rompimento de contrato, Sérgio afirmou que este será o último recurso a ser tomado, por uma série de razões. “Seria um desgaste jurídico e público muito grande, fora o fato de que a nova empresa poderia tentar estabelecer um novo valor para a passagem. Não podemos pedir que o munícipe pague mais do que atualmente é cobrado para utilizar o transporte público”, afirmou o Diretor de Planejamento. Ao perguntarmos se poderá haver um aumento no preço da passagem, o diretor de planejamento é categórico ao dizer que não haverá nenhum aumento este ano.

Segundo o diretor, desde que o acordo foi firmado, nenhuma reclamação sobre não cumprimento das rotas e horários chegou a Prefeitura de São Roque o que deixa a administração otimista. “A Viação São Roque está conosco desde 2006, quando o primeiro contrato foi assinado. Sentimos que há boa vontade da empresa em resolver a situação  e acreditamos que isto será feito da melhor forma possível”, conclui.

O Jornal da Economia tentou entrar em contato com a Viação São Roque para falar sobre as ações da empresa, mas até o final desta edição, não teve retorno.

   


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