25/05/2016 às 18h56min - Atualizada em 25/05/2016 às 18h56min

Entenda as vantagens e desvantagens do cheque especial

Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Gabriele Pinho
Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Gabriele Pinho

Nesta semana o Jornal da Economia conversou com a Coach Financeira, Palestrante e autora do livro “Finanças Pessoais”, Andrea Voûte, em nossa série de entrevistas sobre economia, com o intuito de ajudar você, leitor do JE, a lidar melhor com o seu bolso.

Nesta edição, Andrea fala sobre as vantagens de desvantagens da utilização do conhecido “cheque especial”. Questionada sobre a quantidade de clientes que passam por problemas com este tipo de empréstimo, a Coach conta que raramente conhece alguém que nunca tenha usado o cheque especial.

“Quase todos os meus clientes tem problemas com cheque especial. Raramente eu conheço alguém que nunca tenha usado, mas existem ainda algumas pessoas que usam por um ou dois dias, com a intenção de realizar um descasamento de fluxo de caixa, que foi o que originou o cheque especial”, comenta.

Andrea explica que este recurso foi feito para quando a pessoa tem um dinheiro que irá receber em alguns dias, ou um cliente que atrasou para lhe pagar e não pode esperar por conta de uma despesa inesperada. Assim o cheque especial seria pouco utilizado, apenas para casos de emergência. Porém, o mesmo acabou com seu uso sendo vulgarizado e muitas pessoas acabam utilizando-o durante todo o mês, o que resulta em uma dívida cara, devido aos juros.

Quando utilizar o cheque especial?
Segundo Andrea, empréstimo nunca é a solução. Porém, existe uma dívida boa, inocente e útil, que ocorre quando você pretende investir em algo que irá lhe oferecer um retorno.

“A dívida boa é quando você investe em algo que lhe dará um retorno em breve. Seja abrindo um negócio, ou um curso que lhe dará um aumento de salário ou até mesmo um emprego melhor. Assim você irá utilizar um dinheiro emprestado em algo que você espera receber mais do que o investido. Esse sim é um empréstimo benéfico. Já quando você utiliza o empréstimo para quitar suas contas, no mês seguinte as contas continuarão lá e você ainda terá a parcela do empréstimo para pagar”, explica.

A Coach Financeira alerta pessoas que tem mais de uma conta bancária e, principalmente, as que têm um limite alto em seu cheque especial. É preciso tomar cuidado e fazer o uso consciente deste recurso, pois quando este é usado para pagar contas, já é um sinal de que a situação precisa ser revisada e seu dinheiro bem planejado.

Andrea Voûte atende no Ponto Nobre, localizado na Avenida John Kennedy, n° 315 – sala 6, no centro de São Roque. Entre em contato pelo telefone (11) 4784-1935, ou confira as atualizações e dicas através do site www.voutecontar.net.br ou pela página do facebook www.facebook.com/voutecontarfinancas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.