13/05/2016 às 09h53min - Atualizada em 13/05/2016 às 09h53min

Prefeitura inicia obra de reforma do piso e telhado dos salões da Brasital

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de São Roque, informa que teve início nesta semana, a obra de reforma do telhado e piso dos salões do CECT Brasital. Com o processo licitatório encerrado e cumprindo todas as normas do Condephaat, por ser tratar de um patrimônio recentemente tombado, a empresa vencedora, VG Aços, já atua na troca de telhas e substituição do piso antigo pelo novo. A iniciativa visa ainda, colaborar com a revitalização da Biblioteca Municipal, localizada abaixo de um dos salões.

O recurso a ser investido, de cerca de um milhão e meio de reais, é proveniente do Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias Turísticas. Toda verba destinada pelo DADE, só pode ser utilizada, em obras de melhoria na infra-estrutura turística dos municípios. O Prefeito Daniel da Padaria conseguiu a aprovação do recurso, junto ao Governador Geraldo Alckmin, após assinatura de convênio no Palácio dos Bandeirantes. Para isso, houve um trabalho, transformando a Brasital, em Centro Educacional Cultural e Turístico (CECT). Além disso, o Prefeito também obteve, com apoio do deputado Estadual Jorge Caruso, a doação de todo o espaço junto ao CDHU, que até então era o proprietário da área. Com estas importantes conquistas, a Brasital após tantos anos, passou a ser oficialmente do município, e com isso, o recurso obtido pôde ser utilizado. “Muitos sonhavam com isso, e nós tornamos realidade. A Brasital mora no coração do são-roquense e merece esta atenção especial. Há décadas que nada de efetivo é feito, deteriorando este espaço, que agora além de cultural e educacional, é um ponto turístico oficializado. Investimos cerca de um milhão e meio de reais, e com certeza todos ficarão felizes com o resultado final, que além de estruturar nossos salões, colaborará com o fim de infiltrações na biblioteca municipal”, destacou o Prefeito.

Esta medida faz parte do projeto de revitalização e reestruturação do local, que vem ocorrendo desde 2013 com a substituição do madeiramento e melhorias ao longo da trilha, bem como a instalação de câmeras de vídeo-monitoramento, além de ações, como o aumento do número de cursos oferecidos, e entrega de um novo laboratório de informática, beneficiando com isso, centenas de jovens.

Exigências com o tombamento:

Com a oficialização do tombamento da Brasital, o CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico e Estado, solicitou que algumas exigências, constassem no edital da licitação, destacando que em hipótese alguma, durante essa reforma, algo seja destruído, demolido ou mutilado.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.