25/03/2016 às 23h00min - Atualizada em 25/03/2016 às 23h00min

Entenda a importância do marketing de conteúdo para seu negócio

Por Danielle Pimenta*
Por Danielle Pimenta*

A comunicação é a tônica do nosso cotidiano. Seja para o que for, sempre precisamos nos comunicar da melhor forma possível, e isso é ainda mais latente no cenário do marketing e dos negócios. Oferecer um canal de comunicação entre a sua empresa e o seu cliente é uma das formas mais eficazes de se relacionar no mundo digital, e é exatamente aí que entra o marketing de conteúdo.

 

A importância da estratégia

 

Hoje, o consumidor está cada vez mais conectado e, por consequência, cada vez mais exigente e atento. As relações de consumo mudaram, e se adequar a essa nova forma de falar e ouvir é essencial para as empresas.

 

Um dos grandes pilares para uma estratégia de conteúdo realmente contundente é a gestão da informação, que abrange o que é comunicado e como é comunicado. Parece simples, mas é mais complexo do que parece. Em um universo digital, simples deslizes podem comprometer a imagem da empresa, por isso a estratégia deve ser bem alinhada.

 

Uma estratégia de qualidade começa no momento em que há o entendimento de quem é o seu público, ou os seus públicos. O uso de personas para a definição da linguagem a ser usada e para entender quem vai receber sua mensagem, além de ajudar a delinear o que deve ser dito, é um ponto essencial.

 

Também devem fazer parte da estratégia os seus objetivos finais, a análise dos concorrentes, o planejamento das ações, a definição dos canais de distribuição do conteúdo produzido, e qual será o posicionamento da empresa. Pense também que o processo deve ser todo monitorado, de forma a detectar o mais rápido possível problemas na estratégia, e corrigí-los de forma a garantir o andamento do plano de content marketing. Sempre avalie os resultados para saber se está alcançando suas metas e também para definir outros passos.

 

Comunicando para vender melhor

 

As pessoas não querem apenas produtos, elas também buscam experiências. O seu público está sempre indo atrás de conteúdo relevante relacionado ao seu mercado, então por que sua empresa não oferece o que ele busca? Comunicar-se bem ajuda a criar laços, e são estes laços que criarão o meio ideal para a conversão.

 

No entanto, é também essencial entender que o cliente não está focado exatamente na sua marca, mas sim em como o seu produto pode resolver os problemas e anseios dele. E é aí que mora o segredo do comunicar para vender melhor: se sua marca proporciona as soluções e respostas que o comprador busca, você consegue atrair a atenção deste potencial cliente.

 

Conteúdo sempre presente

 

Existem diversas formas de aplicar as técnicas de content marketing, bem como canais essenciais para manter o fluxo de informações cada vez mais relevante e interessante.

 

Mídias sociais: as redes sociais são o ponto de encontro das pessoas conectadas. É nelas que o público compartilha tudo o que gosta e não gosta, e é a partir delas que surgem tendências. A presença nas mídias sociais é fundamental.

 

Blog: é onde sua marca pode mostrar todo o conhecimento que possui no ramo em que atua, disponibilizando artigos exclusivos sobre o segmento.

 

E-mail marketing: uma das mais clássicas e populares ferramentas de disseminação de conteúdo, o e-mail marketing é uma ferramenta eficaz e que funciona muito bem em conjunto com as demais estratégias.

 

E-book: excelente para conversão de leads, é também um material rico em informação, e que deve ter conteúdo e visual atraentes.

 

Infográfico: funciona muito bem para compartilhamento em redes sociais e para posts em blogs, e serve para unir toda a informação em apenas uma imagem, clara e objetiva.

 

Vídeos: os vídeos são ferramentas excelentes na propagação de conteúdo, e servem não apenas como propaganda simplesmente, mas como canais que estimulam experiências mais completas e mais informativas aos espectadores.

 

Webinar: os webinares são formas bastante eficazes de oferecer interação entre quem fala e quem assiste, e permitem a transmissão de palestras e videoconferências sobre os mais diversos assuntos.

 

O trabalho com conteúdo deve ser intenso, frequente e cuidadoso. Apenas desta forma é possível criar um relacionamento duradouro e qualificado com seu público, além de oferecer as soluções que ele precisa.

 

*Daniella Pimenta é editora de conteúdo na ABlab, agência de marketing de performance

 


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