25/03/2016 às 21h52min - Atualizada em 25/03/2016 às 21h52min

AMPF pede tombamento da Maria Fumaça Cecília à Prefeitura

Na última sexta-feira, 18 de março, representantes da Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária (AMPF) estiveram, com o prefeito Binho Merguizo para protocolar o pedido de tombamento da Maria Fumaça Cecília, que está exposta na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, na Rua Santos Dumont, no centro da cidade.

 

A locomotiva pertencia à Fepasa e foi doada à Prefeitura em meados de 1979, quando ficou exposta no Horto Florestal. Posteriormente, após todos os problemas apresentados no local, a Maria Fumaça foi transferida para o centro da cidade, onde se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade.

 

O ambiente e entorno são mantidos pela Associação Comercial de Mairinque, já a locomotiva é conservada pela AMPF, que oferece acompanhamento, visitas técnicas e educativas à Maria Fumaça Cecília. “Esse procedimento ajudará na captação de recursos que beneficiem os projetos que pretendemos desenvolver com a Cecília”, destacou o diretor da AMPF, Francisco Antônio de Camargo.

 

O diretor disse, ainda, que “precisamos documentar e torná-la patrimônio histórico do município. A locomotiva é um bem de toda a população mairinquense e nós mantemos vivo o sonho de vê-la funcionando, como mais um bem turístico da nossa cidade”.

 

O pedido de tombamento já foi protocolado na Prefeitura e agora passará por todos os trâmites legais, para a elaboração do decreto. “Ficamos felizes em poder fazer parte desta história, que sem dúvidas beneficiará todos os munícipes. A Maria Fumaça Cecília, assim como a Estação, também faz parte da identidade histórica de Mairinque”, declarou o prefeito Binho Merguizo. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.