18/03/2016 às 15h30min - Atualizada em 18/03/2016 às 15h30min

Reforma da Avenida Marginal de São Roque deve ser concluída apenas em 2017

Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Rafael Barbosa

A reforma da Avenida Antonino Dias Bastos, conhecida Avenida Marginal de São Roque, não deve ser reformada até o fim de 2016, segundo informações do Diretor de Planejamento e Meio Ambiente de São Roque, Sérgio De Angelis. Grande parte da área final da avenida, que faz ligação com a Avenida Brasil ruiu devido ao grande fluxo de água em decorrência das chuvas e do rompimento de barragens de água na região, que causaram também um grande alagamento por toda a extensão da via.

Embora o nível de água tenha baixado e seguido pelo rio que corta a avenida, os prejuízos ficaram e podem ser vistos por boa parte da via, que neste momento se encontra interditada entre as avenidas John Kennedy e Avenida Brasil. Veja nossa matéria em vídeo sobre os trabalhos feitos na Avenida Marginal através do link.

Segundo o Diretor de planejamento a obra de reconstrução não será barata. “Já temos o projeto para a reconstrução da marginal praticamente concluído e estamos realizando o orçamento, que deve ficar entre R$ 9 e R$ 10 milhões”, afirma.

Julio esclarece que a obra de reconstrução também deve demorar, principalmente por conta do tramite burocrático necessário para que a verba seja disponibilizada do Governo Federal para o Município. “A vinda do recurso muitas vezes demora mais do que a obra, pois isso envolve uma série de tramites e não apenas por parte do município, afinal todos os gastos devem ser comprovados”, afirma o diretor, que comenta que com o dinheiro em caixa a obra pode ser realizada em um prazo aproximado de seis meses, isto com a dispensa de licitação caso o caráter emergencial seja aprovado.

A notícia é desanimadora, afinal a marginal é uma das principais rotas de trânsito do município e mesmo a interdição de parte da sua extensão já traz um grande impacto no tráfego do município, que já conta com constantes momentos de lentidão na Três de Maio, Avenida Brasil, Avenida Tiradentes, Largo dos Mendes e John Kennedy.

Para tentar conter o dano no fluxo de veículos na região, o setor de Planejamento pretende estudar a possibilidade de liberar parte de um dos lados da marginal, entretanto devido ao estrago no local, esta é uma tarefa que deve ser feita com cuidado. A Sabesp no momento realiza uma obra no local para a troca de uma tubulação, um trabalho que deve terminar até a segunda-feira. “Quando este trabalho for concluído iremos fazer uma vistoria no local para ver o quanto da área foi comprometida e se não oferecer riscos, iremos liberar parte da via para o tráfego de veículos leves, o que já ajudará muito no fluxo de veículos no local”, completa Sergio.

Nesta semana, uma equipe da Prefeitura de São Roque também trabalhava com máquinas no leito do rio, desobstruindo os obstáculos.

Alterações no trânsito da região também devem ocorrer na tentativa de melhorar o fluxo de veículos, o que deve envolver alterações na Avenida Três de Maio, ações que ainda estão sendo estudadas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.