18/03/2016 às 11h44min - Atualizada em 18/03/2016 às 11h44min

Prefeitos participam de reunião sobre repasses para a Santa Casa de São Roque

Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Gabriele Pinho
Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Gabriele Pinho

Foi realizada na quinta-feira, dia 17, uma reunião para discutir os repasses destinados à Santa Casa de São Roque. O evento ocorreu no gabinete do Prefeito do município, Daniel de Oliveira Costa, e contou com prefeitos da região, além do Diretor de Saúde, Sandro Rizzi, e o Interventor da Santa Casa, Francisco Tibiriçá.

A reunião teve a intenção de reforçar a necessidade de um consórcio entre os municípios vizinhos a São Roque, onde o Prefeito Daniel solicitou aos prefeitos da região a revisão de valores, visando o apoio à Santa Casa que hoje também atende cidadãos de Mairinque, Alumínio e Araçariguama.

Representando a cidade de Araçariguama estava a Secretária de Saúde, Fernanda Saverina Tenório, e o Secretário de assuntos Jurídicos, Hélio Bertolini de Oliveira. Em entrevista o JE, eles afirmam a importância da união entre os municípios. “Já estamos há algum tempo discutindo sobre este assunto e o importante agora é evoluir, saindo das reuniões e indo para a prática, ajudando a população”, comenta Fernanda.

“Através do Jurídico estaremos atuando junto com o departamento jurídico da Santa Casa e de outros municípios, para ver a viabilidade deste consórcio. Assim, iremos atrás da autorização legislativa que permita o investimento na área da saúde”, comenta Hélio.

A cidade de Mairinque foi representada pelo próprio Prefeito, Binho Merguizzo. “Esta reunião foi bem produtiva. Discutimos muitas coisas, principalmente a volta da Santa Casa como referência para os outros municípios. Por isso, neste momento, precisamos dos valores respectivos a cada município, para repassar para a Câmara de Vereadores de cada cidade”, comentou Binho.

Paulo Pimenta, Diretor do Departamento de administração de saúde, representou a cidade de Alumínio durante a reunião. “Damos grande importância para este consórcio, a fim de que a região tenha um atendimento adequado quanto a parte de obstetrícia, cirurgias, internações. Ainda mais para os munícipes de Alumínio, que estão acostumados com o atendimento em São Roque”, explica.

O próximo passo para a consolidação desta parceria está marcado para quinta-feira, dia 24, quando Tibiriçá irá apresentar um número correspondente a cada município. Ou seja, quantos serviços e atendimentos são prestados para os cidadãos de outros municípios, gerando um número individual para cada prefeito.

Para o Interventor da Santa Casa, Francisco Tibiriçá, é importante a conscientização de que o local hoje é um hospital regional, que atende munícipes das quatro cidades, que juntas, formam cerca de 170 mil habitantes. “Foi possível notar que todos além da consciência, estão com disposição para contribuir com a proporção que será indicada para a sua população. Assim o hospital fortalece e oferece um serviço melhor para os municípios”, comenta.

 Em entrevista, o Prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, afirma que há muito o que avançar pela Santa Casa, mas que este consórcio será um grande passo de extrema importância para a região, com uma gestão compartilhada, com o partilhamento das despesas de forma proporcional para a utilização de cada município. “Esta reunião foi muito importante para a região. Sanamos todas as dúvidas e semana que vem estaremos, se Deus quiser, fechando o consórcio regional que é a figura jurídica que possibilita os municípios de participarem de um projeto conjunto com outra cidade”, finaliza o Prefeito de São Roque.

A próxima reunião será realizada no Gabinete do Prefeito de São Roque e espera-se a presença dos prefeitos de Mairinque, Araçariguama e Alumínio.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.