10/09/2024 às 13h00min - Atualizada em 10/09/2024 às 13h00min

Setembro Amarelo movimenta Etecs e Fatecs com ações de saúde mental

Atividades voltadas à conscientização e prevenção ao suicídio incluem palestras, murais, vídeos, rodas de conversa, podcasts, decoração e atendimento psicológico

Foto: Divulgação
Hoje é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, assunto que preocupa jovens, pais e educadores. Nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS), o mês de setembro será dedicado a atividades voltadas à saúde mental, em um esforço coordenado para gerar visibilidade, acolhimento e apoio a toda comunidade escolar.

Entre as ações, a Gestão Participativa do CPS convidou quatro especialistas para abordar conteúdos relacionados ao tema em vídeos disponibilizados no YouTube. Os assuntos são Prevenção ao Suicídio (2); Luto, entender mais amplamente (9); Importância da relação familiar na prevenção ao suicídio (16); e Vamos falar sobre burnout? (23). Saiba mais

Programação das Etecs

Etec Renato Cordeiro, de Birigui – realiza na sexta-feira (13), uma aula sobre conscientização e saúde mental, com a participação da Liga de Psiquiatria da Universidade Unisalesiano. Balões amarelos com mensagens de empatia e cuidado também serão colocados pelos alunos do curso de Enfermagem.

Etec Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel, de Cachoeira Paulista – promove os Encontros sobre Valorização da Vida, com rodas de conversa entre alunos do ensino médio, dos módulos e professores, fornecendo informações sobre onde encontrar ajuda e maior conscientização sobre o tema.

Etec Prof. Armando José Farinazzo, de Fernandópolis – a valorização da vida tem como tema Não te julgo, te ajudo, com palestras motivacionais em diversos horários. A programação inclui ainda um workshop de música, com objetivo de despertar o controle da ansiedade, dinâmicas com fones de ouvido, mensagens na árvore da vida e entrega de brindes.

Etec Antônio Junqueira da Veiga, de Igarapava – promove uma palestra sobre valorização da vida com o psicólogo Leonardo Bonome, na quarta-feira (10), no auditório. Além disso, o jardim da Etec está iluminado com luzes amarelas ao longo do mês para reforçar a conscientização.

Etec João Maria Stevanatto, de Itapira – promove a série de Ações em Prol da Vida e Inclusão Social durante todo o mês de setembro. Com objetivo de sensibilizar a comunidade sobre os direitos das pessoas com deficiência, a Etec promove ações para garantir uma sociedade mais acessível e igualitária, fomentando o respeito a igualdade de oportunidades. No dia 25 de setembro, a escola promove debates e oficinas sobre saúde, bem-estar e prevenção de doenças.

Etec Padre José Nunes Dias, de Monte Aprazível – realiza rodas de conversa, palestras, exibição de filmes, distribuição de mensagens motivacionais e lacinhos amarelos. A escola também promove uma mostra de cinema com o filme Verônica Decide Morrer, seguido de discussões sobre saúde mental.

Etec de Monte Mor – programou rodas de conversa e atividades pedagógicas com o grêmio estudantil, incluindo montagem de painéis informativos sobre o Setembro Amarelo.

Etec José Carlos Seno Jr., de Olímpia – terá palestras sobre valorização da vida, com transmissão via YouTube, e cartazes de conscientização no mural da escola. O grupo de teatro Borogodó apresenta na terça-feira (17), na Casa da Cultura da cidade, uma peça com os temas combate ao bullying e ao suicídio, destacando a luta interna e a busca por esperança, com entrada gratuita para a comunidade escolar.

Etec Júlio de Mesquita, de Santo André – organiza a Trilha da Acolhida, que inclui a sensibilização para a temática de combate ao suicídio, redes de apoio emocional e rodas de conversa. O ponto alto será no dia 26, com uma programação que inclui palestras, oficinas e apresentações de alunos.

Etec Paulino Botelho, de São Carlos – realiza um evento no dia 24, iniciando com a modelagem em biscuit da obra A Casa Amarela, de Vincent Van Gogh. A ferramenta simbólica para a campanha Setembro Amarelo visa promover a conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. O evento seguirá com explicações sobre a importância da relação familiar, dinâmicas de reflexão individual e em grupo, bem como a criação do mural Se precisar, peça ajuda: promovendo a saúde mental e o apoio mútuo. Palestras ministradas por psicólogos também fazem parte da programação.

Etec Gustavo Teixeira, de São Pedro – promove palestras voltadas ao público jovem com os temas: Os danos do cigarro eletrônico (11); Cuidando da mente para cuidar da vida (18); e a peça de teatro Frida, esse cadáver ainda vive (20).

Etec de São Roque – atividades incluem uma intervenção chamada Correio da Gratidão, onde alunos escreverão cartas para pessoas importantes em suas vidas, além de rodas de conversa, oficinas e um mural cooperativo sobre saúde mental.

Etec Fernando Prestes, de Sorocaba – alunos do terceiro ano do Ensino Médio integrado ao Técnico em Recursos Humanos estão encarregados da confecção de cartazes, enquanto o segundo ano de Eventos organiza um sarau para promover a conscientização sobre o tema, por meio de apresentações artísticas e culturais. Na classe descentralizada na Escola Estadual João Clímaco, os alunos do primeiro módulo do curso Técnico em Recursos Humanos confeccionaram painéis e promovem visitas às salas de aula para transmitir uma mensagem sobre a importância do Setembro Amarelo.

Destaques na Capital

Etec Martin Luther King, no bairro do Tatuapé – preparou uma programação com palestras e oficinas, abordando temas como qualidade de vida, voluntariado, e distúrbios psicológicos contemporâneos. Organizada por alunos e professores, a programação ocorre entre os dias 3 e 12 de setembro, com participação de diversos cursos.

Etec Carlos de Campos, no bairro do Brás – haverá palestra sobre a importância do cuidado da saúde mental, incluindo estratégias de cuidado e superação. Focada nos alunos, familiares e comunidade, a unidade oferece dinâmicas lúdicas, filmes de curta-metragem, rodas de conversa dirigidas, atendimento e acolhimento individualizado quando necessário. A programação inclui ainda a apresentação do ballet clássico In pluribus, unum, da coreógrafa Hellen Tashiro, com as bailarinas da Cia. Espaço Clássico São Paulo.

Programação das Fatecs

Fatec Baixada Santista Rubens Lara – o Centro de Línguas promove ações de recepção, acolhimento e motivação para funcionários, professores e estudantes, com distribuição de frases motivacionais na entrada principal da faculdade. Nesta terça-feira (10), a unidade oferece a palestra Apoio Emocional e Prevenção ao Suicídio, conduzida por um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), a convite do professor Marcos Prandi.

Fatec Botucatu – o Setembro Amarelo será lembrado com publicação de material educativo nas redes sociais e murais físicos sobre prevenção ao suicídio. A faculdade gravará um episódio especial de seu podcast com um profissional de saúde mental sobre o tema, que ficará disponível no YouTube.

Fatec Catanduva – realiza o projeto Vibrações, que oferece plantão de atendimento com psicólogos voluntários. As sessões ocorrem às segundas-feiras e estão abertas a alunos, servidores e professores. O projeto visa criar um espaço de reflexão e cuidado, abordando temas variados relacionados à saúde mental e bem-estar.

Fatec Jacareí – Prof. Francisco de Moura – a comunidade escolar tem encontro marcado na quinta-feira (12), às 20 horas, com os psicólogos Érico Pagotto, Laís Marques e Mariana Padilha, no auditório da unidade. O foco está em aumentar a conscientização e promover uma discussão sobre saúde mental.

Fatec Sorocaba – José Crespo Gonzales – a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) lidera uma campanha de conscientização, que inclui distribuição de folders, envio de e-mails, mensagens por aplicativos e laços amarelos. A instituição busca sensibilizar alunos e funcionários sobre a importância da prevenção ao suicídio.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em mais de 340 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 91 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.