22/01/2016 às 11h09min - Atualizada em 22/01/2016 às 11h09min

Binho faz avaliação de seu governo e anuncia pré-candidatura à Prefeitura de Mairinque

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Assessoria de Imprensa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Assessoria de Imprensa

A reportagem do Jornal da Economia esteve na Prefeitura de Mairinque para falar com o Prefeito Binho Merguizo sobre os três anos do seu governo e as previsões de sua gestão para 2016.

Começamos a falar sobre a questão da economia municipal. Assim como todos os municípios, Mairinque também foi afetada pela crise econômica, recebendo verba estadual e federal de forma reduzida o que obrigou a administração a tomar ações polêmicas, como a redução da carga de trabalho no Paço Municipal.

 O resultado da medida, segundo o prefeito, foi uma economia de aproximadamente R$ 500 mil aos cofres públicos o que unido a ajustes fiscais e outros cortes de despesas teria ajudado a cidade a passar por esta difícil situação econômica.  A dívida de Mairinque também teria caído, em 2015 girava em torno de R$ 26 milhões.

Quando falamos sobre os investimentos em Educação, o prefeito fala que avanços foram feitos, como a implementação de escolas em período integral no município e do sistema SESI de ensino. Entretanto não poderíamos deixar de questionar sobre a situação das vagas de creches, um problema que também afeta toda a nossa microrregião e segundo Binho, a cidade atualmente já praticamente solucionou este problema. “Atualmente na região central então nós não temos uma fila de espera para creches, embora logicamente o número de vagas mude semanalmente, mas conseguimos alocar os nomes que surgem em nosso sistema escolar. Hoje a fila de espera na cidade inteira, gira em torno de 40 crianças”, um avanço gigantesco segundo o prefeito, que já havia afirmado em entrevistas anteriores, que no inicio de mandato aproximadamente 800 crianças aguardavam por uma vaga.  

Migrando para o sistema de saúde, o prefeito afirma que municipalmente os Postos de saúde tem feito seu papel de atender a população e que o município esta inserido em programas importantes como o Mais Médicos. Entretanto muitos cidadãos da cidade recorrem a Santa Casa de São Roque em busca de tratamento, cidade que embora receba verba para atender a microrregião, arca sozinha com muitos gastos. Quando questionado sobre o posicionamento do governo sobre o assunto, Binho fala que é interesse de Mairinque em ajudar a Santa Casa administrativamente e também financeiramente e que o munícipio esta empenhado em fazer parte de uma comissão administrativa formada pelos municípios da microrregião e que irá ajudar na gestão do hospital. Entretanto o prefeito fala que a formação da comissão é um processo vagaroso, o que indica que o processo deve demorar para ocorrer.

Segurança e infraestrutura

Um processo mais rápido parece ocorrer com relação à segurança pública da cidade, que já iniciou a reforma de sua delegacia, e também planeja a construção de uma nova estação para o Corpo de Bombeiros (que agora foi incorporado a PM). Após o concurso público o efetivo da Guarda Municipal também deve aumentar na cidade, trabalhando com novos utensílios. “Também já reservamos recursos para a troca de equipamentos e armamento da guarda civil seja atualizado, o que trará mais segurança a população e aos próprios GCMs”.

Mas embora tudo venha indo bem no quesito segurança, o mesmo não parece ocorrer com relação a manutenção da infraestrutura da cidade, que vem recebendo diversas críticas por parte dos moradores. Quando questionado sobre o assunto, Binho admite que o asfaltamento de ruas seja o ponto mais exigido pela população, mas afirma que avanços têm sido feitos neste sentido. “Conseguimos estabelecer diversas parcerias com o Governo Estadual para levar asfalto para os bairros. Nossa intenção é asfaltar 100% do Jardim Vitória, e embora isto não possa ser feito da noite para o dia, já iniciamos o processo de contratação da empresa que irá asfaltar aquelas ruas”.

O Bairro Rene Ville também é outro que deve receber um grande investimento em asfalto, entretanto alguns moradores do bairro questionaram porque suas ruas também não serão asfaltadas, como a leitora Debora Crislaine, moradora da Alameda Madri. Quando indagado sobre a dúvida da leitora, Binho fala que não houve recurso para asfaltar todo o Rene Ville, por isso foi asfaltado em uma primeira etapa as seis principais vias do local, mas que o governo já luta para estabelecer um novo convênio que beneficie as ruas restantes. “É um trabalho sério que estamos fazendo. Nunca enganei a população dizendo que iria asfaltar todos os bairros, mas sim que lutaríamos por isso e é exatamente isso que estamos fazendo e com resultados”, completa. O recape de algumas das principais ruas centrais, como a Rua Santos Dumont, também está nos planos da Prefeitura.  

Como obras restantes, Binho afirma que até março deve ter inicio a construção de uma grande praça poliesportiva no Jardim Vitória. “Será a maior praça de lazer do município”, completa. Outro bairro que deve ser contemplado com uma obra, será o São José, que receberá a reforma de um prédio para a implementação de uma escola de educação infantil. A tão esperada construção da Rodoviária de Mairinque também deve ser concluída este ano.

Quando questionado sobre o que teria faltado em sua administração até aqui, Binho afirma que o que realmente faltou foi tempo e assim já anunciou que pretende concorrer a reeleição para a Prefeitura de Mairinque.

A entrevista completa em vídeo com o Prefeito Binho poderá ser conferida em breve no portal do Jornal da Economia (www.jeonline.com.br).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.