21/12/2015 às 10h26min - Atualizada em 21/12/2015 às 10h26min

Falta de planejamento pode prejudicar compras de Natal

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução/Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução/Internet

Existe um ditado que diz: “O brasileiro não desiste nunca... de fazer tudo na última hora”.

Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 19,6 milhões de pessoas pretendem comprar os presentes de Natal apenas alguns dias antes de feriado. Um hábito comum, mas que pode trazer problemas para o bolso do consumidor.

De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o consumidor tende a associar as compras com a vinda da renda extra no fim do ano, um costume equivocado e que pode prejudicar o seu bolso. "Muitos consumidores deixam para comprar os presentes nesta semana por causa do recebimento da segunda parcela do 13º salário. Mas se o consumidor deixa para comprar muito em cima da hora, acaba não tendo tempo para pesquisar preços e, consequentemente, gasta mais”, afirma.

A economista chefe também fala de outro problema ao se deixar as compras para a última hora: a escassez de produtos. Com o aumento da busca de determinados artigos no fim de ano é comum que determinados itens deixem as prateleiras das lojas com mais rapidez e, ao não encontrar o produto desejado, o consumidor pode se ver obrigado a comprar um artigo mais caro, comprometendo ainda mais o orçamento.  

Para escapar de ficar no vermelho no fim do ano, a primeira regra é saber o que se quer comprar e planejar quando irá comprar. De acordo com o educador financeiro do portal 'Meu Bolso Feliz', José Vignoli, fazer a famosa “lista de compras”, é apenas o primeiro passo e não irá adiantar de nada se for feita com pressa. Vignoli diz que o planejamento deve ser feita com calma e sempre tendo em vista quanto à pessoa quer gastar, afinal o brasileiro deve desembolsar menos na compra dos presentes para este ano. A crise econômica e o aumento do desemprego diminuíram o gasto médio nos presentes de natal de R$ 125,22 em 2014 para R$ 106,94 em 2015, uma queda de 22%. Assim, pesquisar as promoções de fim de ano é importante e na hora de sair para encher o carrinho, levar o dinheiro contado é uma boa opção para evitar gastar mais do que deveria. Procurar pagar os artigos a vista também é a opção mais viável, pois além de poder negociar descontos, o consumidor também não precisa se preocupar com dívidas futuras prejudicando o orçamento em 2016. 


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